Keblinger

Blog da Tia Maryane

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sou composta por urgências....sou petista...




Sou composta por urgências: minhas alegrias são intensas; minhas tristezas, absolutas. Me entupo de ausências, me esvazio de excessos. Eu não caibo no estreito, eu só vivo nos extremos.
[Clarice Lispector]

Meu manual de instruções...

Martha Medeiros

Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir. Não grite comigo, tenho o péssimo hábito de revidar. Acordo pela manhã com ótimo humor mas... permita que eu escove os dentes primeiro. Toque muito em mim, principalmente nos cabelos e minta sobre minha nocauteante beleza. Tenha vida própria, me faça sentir saudades, conte algumas coisas que me façam rir, mas não conte piadas e nem seja preconceituoso, não perca tempo, cultivando este tipo de herança de seus pais. Viaje antes de me conhecer, sofra antes de mim para reconhecer-me um porto, um albergue da juventude. Eu saio em conta, você não gastará muito comigo. Acredite nas verdades que digo e também nas mentiras, elas serão raras e sempre por uma boa causa. Respeite meu choro, me deixe sozinha, só volte quando eu chamar e, não me obedeça sempre que eu também gosto de ser contrariada. (Então fique comigo quando eu chorar, combinado?). Seja mais forte que eu e menos altruísta! Não se vista tão bem... gosto de camisa para fora da calça, gosto de braços, gosto de pernas e muito de pescoço. Reverenciarei tudo em você que estiver a meu gosto: boca, cabelos, os pelos do peito e um joelho esfolado, você tem que se esfolar às vezes, mesmo na sua idade. Leia, escolha seus próprios livros, releia-os. Odeie a vida doméstica e os agitos noturnos. Seja um pouco caseiro e um pouco da vida, não de boate que isto é coisa de gente triste. Não seja escravo da televisão, nem xiita contra. Nem escravo meu, nem filho meu, nem meu pai. Escolha um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o invente muitas vezes. Me enlouqueça... mas me faça uma louca boa, uma louca que ache graça em tudo que rime com louca: loba, boba, rouca, boca... Goste de música e de sexo. Goste de um esporte não muito banal... Deixa eu dirigir o seu carro, que você adora. Quero ver você nervoso, inquieto... tenha amigos e digam muitas bobagens juntos. Não me conte seus segredos... me faça massagem nas costas. Não fume, beba, chore, eleja algumas contravenções. Me rapte! Se nada disso funcionar... experimente me amar!!!

Ser professor...






Ser professor é ser educador, é ser mestre, é ser amor.
É ser artista, malabarista, pintor, escultor, escritor, doutor.
É ser gênio, ser genial, é ser humilde, é ser total.
Musicólogo, psicólogo, psicanalista, analista, advogado, poeta, atleta, animador de auditório, defensor, justo, justiça. É ser pai, mãe, irmão, irmã, tio, avô, avó, é ser da família.

SÓ ISSO?
É ser palhaço, bagaço, cansaço, estilhaço, abraço, aconchego, afago.
É ser paciência, ciência, sorriso, alegria, contentamento.
É ser sabedoria, sabor, vida vivida e experimentada, ser tudo, ser nada.
É ser informação, formação, conhecimento, limite, doçura.
É poder estar triste sem ser tristeza, é ser esperança, dança, contentamento.
É MAIS! MUITO MAIS!

Ser professor é ser bússola, farol, luz, caminho.
Convite para o bem, exemplo do Bem.
Incompreendido? Às vezes.
Defendido? Quase nunca.
Seu filho foi aprovado, passou de ano? Claro, ele é um gênio, estudioso.
Não passou? Foi o professor que não ensinou direito.
Para uns é o próprio Cristo.
Para outros o próprio Demônio. Para estes, mal vistos.
Para aqueles um SANTO, UM SALVADOR.

Para que ser professor? É um vício? É uma vocação? É um desejo? É uma realização?
É uma outra coisa: É ter nas mãos o mundo, o amanhã, a chave da ordenação e da sistematização do conhecimento, é ser vida vivida, vida que vale a pena.
É ter nas mãos o mundo, e não ter nada, amanhã seus alunos se vão, trilham outros caminhos, EU, VOCÊ, NÓS ficamos. E com olhos voltados para a educação recebemos nova turma, novos alunos. Novos olhinhos ávidos de cultura e de sabedoria que dão sabor à existência.
Ser professor é, então, recomeçar e partilhar com a nova turma a ciência, o saber e a orientação. É colocar NORTE nas cabeças e nos corações que amanhã brilharão no firmamento de uma nova nação.
Ser professor é ser infinito. É ser terra, é ser céu.
É ser SAL, é ser LUZ. É dar gosto à vida e iluminar os caminhos.

Fica, fica sim uma grande saudade e uma enorme amizade!
O pagamento real, o reconhecimento pleno...:
Vai no coração de cada aluno, de cada vida que construímos e na certeza consciente do dever cumprido, na certeza de plenitude, de eternidade.

Texto original de Gabriel Gonçalves. Adaptação Deusdede Marques de Oliveira.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

25 de abril – Revolução dos Cravos

Foi o movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, em 1974, de forma a estabelecer as liberdades democráticas promovendo transformações sociais no país. Após o golpe militar de 1926, foi estabelecida uma ditadura no país. No ano de 1932, Antônio de Oliveira Salazar tornou-se primeiro-ministro das finanças e virtual ditador. Salazar instalou um regime inspirado no fascismo italiano. As liberdades de reunião, de organização e de expressão foram suprimidas com a Constituição de 1933.

Portugal manteve-se neutro durante a Segunda Guerra Mundial. A recusa em conceder independência às colônias africanas estimulou movimentos guerrilheiros de libertação em Moçambique, Guiné-Bissau e Angola. Em 1968 Salazar sofreu um derrame cerebral e foi substituído por seu ex-ministro Marcelo Caetano, que prosseguiu com sua política. A decadência econômica e o desgaste com a guerra colonial provocaram descontentamento na população e nas forças armadas. Isso favoreceu a aparição de um movimento contra a ditadura.

No dia 25 de abril de 1974, explode a revolução. A senha para o início do movimento foi dada à meia-noite através de uma emissora de rádio, a senha era uma música proibida pela censura, Grândula Vila Morena, de Zeca Afonso. Os militares fizeram com que Marcelo Caetano fosse deposto, o que resultou na sua fuga para o Brasil. A presidência de Portugal foi assumida pelo general António de Spínola. A população saiu às ruas para comemorar o fim da ditadura e distribuiu cravos, a flor nacional, aos soldados rebeldes em forma de agradecimento.

Sou pessoa de dentro pra fora...


"Sou pessoa de dentro pra fora. Minha beleza está na minha essência e no meu caráter. Acredito em sonhos, não em utopia. Mas quando sonho, sonho alto. Estou aqui é pra viver, cair, aprender, levantar e seguir em frente.
Sou isso hoje...
Amanhã, já me reinventei.
Reinvento-me sempre que a vida pede um pouco mais de mim.
Sou complexa, sou mistura, sou mulher com cara de menina... E vice-versa. Me perco, me procuro e me acho. E quando necessário, enlouqueço e deixo rolar...
Não me dôo pela metade, não sou tua meio amiga nem teu quase amor. Ou sou tudo ou sou nada. Não suporto meio termos. Sou boba, mas não sou burra. Ingênua, mas não santa. Sou pessoa de riso fácil...e choro também!"
Tati Bernardi

fado tropical


1-Qual a idéia que o texto nos transmite sobre a relação Portugal Brasíl?

2-Qual sua opinião sobre a influência do contato europeu no Brasíl?

3-Leia atentamente o trecho que diz:"Sabe, no fundo eu sou um sentimental
Todos nós herdamos no sangue lusitano uma boa dosagem de lirismo ( além da sífilis, é claro).
Mesmo quando as minhas mãos estão ocupadas em torturar, esganar, trucidar
Meu coração fecha os olhos e sinceramente chora..

4-Na sua opinião qual o pensamento político do autor?



Composição: Chico Buarque/ Ruy Guerra

Oh, musa do meu fado
Oh, minha mãe gentil
Te deixo consternado
No primeiro abril

Mas não sê tão ingrata
Não esquece quem te amou
E em tua densa mata
Se perdeu e se encontrou
Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um imenso Portugal

"Sabe, no fundo eu sou um sentimental
Todos nós herdamos no sangue lusitano uma boa dosagem de lirismo ( além da sífilis, é claro)
Mesmo quando as minhas mãos estão ocupadas em torturar, esganar, trucidar
Meu coração fecha os olhos e sinceramente chora..."

Com avencas na caatinga
Alecrins no canavial
Licores na moringa
Um vinho tropical
E a linda mulata
Com rendas do alentejo
De quem numa bravata
Arrebata um beijo
Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um imenso Portugal

"Meu coração tem um sereno jeito
E as minhas mãos o golpe duro e presto
De tal maneira que, depois de feito
Desencontrado, eu mesmo me contesto

Se trago as mãos distantes do meu peito
É que há distância entre intenção e gesto
E se o meu coração nas mãos estreito
Me assombra a súbita impressão de incesto

Quando me encontro no calor da luta
Ostento a aguda empunhadora à proa
Mas meu peito se desabotoa
E se a sentença se anuncia bruta
Mais que depressa a mão cega executa
Pois que senão o coração perdoa"

Guitarras e sanfonas
Jasmins, coqueiros, fontes
Sardinhas, mandioca
Num suave azulejo
E o rio Amazonas
Que corre trás-os-montes
E numa pororoca
Deságua no Tejo
Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um império colonial
Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um império colonial



No contexto original da peça, "Fado tropical" é extremamente irônica, expressando - até com certo deboche - o desejo das elites brasileiras de quererem ser "civilizadas" nos moldes europeus (ou norte-americanos, considerando-se o momento histórico em que a peça foi escrita e apresentada), assim espelhando-se na cultura do colonizador, com o qual não rompem os laços de dependência. Na recontextualização feita por quem produziu o vídeo acima, esse significado histórico é totalmente invertido. Ao colocar imagens que nos remetem a Revolução dos Cravos, golpe que derrubou o governo fascista de Oliveira Salazar em 25 de abril de 1974, o desejo de que o Brasil torne-se, um dia, um "imenso Portugal" perde sua conotação autoritária e repressiva, sua postura subserviente ao colonialismo português (referido ao momento histórico da ação dramática) ou norte-amerticano (referido ao momento histórico da encenação da peça) e passa a ganhar uma conotação utópica e revolucionária de caráter socialista: o desejo de que o Brasil se transforme em um imenso Portugal passa a ser o desejo de que aqui ocorra, um dia, uma revolução similar, de inspiração socialista. A canção que inicialmente denuncia a árbárie da colonização portuguesa passa a ser utópica e a ironia altera-se radicalmente. Em vez do repúdio ao imperialismo português, passamos à admiração do seu momento heróico e revolucionário... Se num primeiro momento mirar-se em Portugal significava subserviência ao imperialismo capitalista e adesão ao autoritarismo local, no segundo momento passa a significar resistência ao autoritarismo local e ao imperialismo capitalista. Que ironia... De modelo de conservadorismo, Portugal passa a modelo de espírito revolucionário. Brilhante releitura!

Fonte: http://outraspalavras.arteblog.com.br/168492/Literatura-e-historia-Fado-tropical-de-Chico-Buarque/

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O processo de colonização portuguesa na América

O processo de colonização portuguesa na América
Denominamos período pré-colonial a fase transcorrida entre a chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral e o primeiro projeto nitidamente colonizador empreendido por Martim Afonso de Souza em 1531. Apesar de Portugal, nesse período, voltar sua atenção para o comércio com as índias, é inegável também, a preocupação da coroa portuguesa com as terras americanas, que naquele momento sofria o assédio de outras nações européias desejosas em instalar domínios no Novo Mundo.


Caravelas
Características:
presença de expedições exploratórias portuguesas no litoral brasileiro,
extrativismo vegetal (Pau - Brasil) como principal atividade econômica - em 1501, o Rei de Portugal, deu a Fernão de Noronha ( que estava associado a comerciantes judeus) a primeira concessão para a exploração do Pau - Brasil;
criação de feitorias: postos de armazenamento de madeiras que seriam embarcadas para Portugal;
primeiros contatos com os habitantes da terra (ameríndios) e o início de um comércio a base de ttrocas (escambo);
presença de piratas e contrabandistas, principalmente franceses, no litoral brasileiro.

"Entre os anos de 1534 e 1536, o rei de Portugal D. João III resolveu dividir a terra brasileira em faixas, que partiam do litoral até a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas. Estas enormes faixas de terras, conhecidas como Capitanias Hereditárias, foram doadas para nobres e pessoas de confiança do rei. Estes que recebiam as terras, chamados de donatários, tinham a função de administrar, colonizar, proteger e desenvolver a região. Cabia também aos donatários combater os índios de tribos que tentavam resistir à ocupação do território. Em troca destes serviços, além das terras, os donatários recebiam algumas regalias, como a permissão de explorar as riquezas minerais e vegetais da região. "


Fonte: historiadobrasil.net



um velho indio

Uma vez um velho indio perguntou-me: Por que vindes vós outros, mairs e perós (franceses e portugueses) buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra? Respondi que tínhamos muita mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como supunha ele, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com seus cordões de algodão e suas plumas.
Retrucou o velho imediatamente: E porventura precisais de muito? - Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. - Ah!, retrucou o selvagem, tu me contas maravilhas, acrescentando depois de bem compreender o que eu lhes dissera: mas esse homem tão rico de que me falas não morre? - Sim, disse eu, morre como os outros.
Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso, perguntou-me de novo: E quando morrem, pra quem fica o que deixam? - Para seus filhos, se os têm, respondi: na falta destes, para os irmãos ou parentes mais próximos. - Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós outros mairs e perôs sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem. Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois de nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.


Marcha das Margaridas



A presidenta Dilma Rousseff esteve no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), onde participou da solenidade de encerramento da Marcha das Margaridas 2011, tradicional marcha das trabalhadoras rurais e da floresta.
Na manhã desta quarta-feira (17/8), as trabalhadoras rurais percorreram 6 km até a Esplanada dos Ministérios para protestar contras as desigualdades sociais, denunciar todas as formas de violência, exploração e dominação e avançar na construção da igualdade para as mulheres.

A Marcha das Margaridas já ocorreu em outras três edições, nos anos de 2000, 2003 e 2007, e conta com diversas conquistas em sua trajetória como a criação do Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural (PNDMTR); criação do Pronaf Mulher; criação do crédito para mulheres assentadas; manutenção da aposentadoria para mulheres aos 55 anos; criação e funcionamento do Fórum Nacional de Elaboração de Políticas para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta; entre outros.

Fonte: JL/Ass. Planalto

REGIMES TOTALITÁRIOS NA AMÉRICA LaTINA

Na América Latina
Como decorrência da guerra fria surgiram diversas ditaduras na América Latina. Grande número delas foi formado por golpe militar.
 República Dominicana, com o regime tirânico de Trujillo.
 Chile, do ditador Pinochet.
 Haiti, do tirânico ditador Papa Doc
 Argentina Juan Manuel de Rosas, Juan Domingo Perón, que militares mas não propriamente ditadores. Nos anos de Rosas ainda não havia governo federal baseado em uma constituição. E Perón foi eleito democraticamente.

Ainda na Argentina, Rafael Videla (1976-1981) e Leopoldo Galtieri (1981-1982)

 Paraguai, ditador Stroessner.
 Brasil, tendo havido também, em outro momento histórico, o Estado Novo
 Cuba por Fulgêncio Batista y Zaldívar..
Sendo muito relevante o caudilhismo, que consiste na glorificação de um líder e na construção de um partido em torno dele e não de convicções políticas, ou ideologia.

REGIMES TOTALITÁRIOS NA EUROPA





REGIMES TOTALITÁRIOS NA EUROPA



Totalitarismo o que é: É um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.

No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, eles acabam ficam às margens do poder.




Ditadores

CARACTERÍSTICAS:
Nacionalismo extremado;
Partido único
Expansionismo,
Controle dos sindicatos;
Controle da educação
Controle dos meios de comunicação (censura e propaganda);
Uso da violência.
EXEMPLOS DE REGIMES TOTALITÁRIOS
Fascismo-Itália
Nazismo – Alemanha;
Salazarismo - Portugal;
Franquismo - Espanha.


Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território europeu como principal palco de batalha acarretou na redução dos setores produtivos e inseriu a população de todo continente em um delicado período de pobreza e miséria. Além dos problemas de ordem material, os efeitos da Grande Guerra também incidiram de forma direta nos movimentos políticos e ideologias daquela época.

Como seria possível retirar a Europa daquela crise? Essa era uma questão que preocupava a população como um todo e, com isso, diversas repostas começaram a surgir. Em um primeiro momento, a ajuda financeira concedida pelos Estados Unidos seria uma das soluções para aquela imensa crise. No entanto, as esperanças de renovação sustentadas pelo desenvolvimento do capitalismo norte-americano foram completamente frustradas com a crise de 1929.

Dessa maneira, a sociedade européia se mostrava completamente desamparada com relação ao seu futuro. As doutrinas liberais e capitalistas haviam entrado em total descrédito mediante sucessivos episódios de fracasso e indefinição. Paralelamente, socialistas e comunistas – principalmente após a Revolução Russa de 1917 – tentavam mobilizar a classe trabalhadora em diversos países para que novos levantes populares viessem a tomar o poder.

A crise, somada às possibilidades de novas revoluções populares, fez com que muitos vislumbrassem uma nova onda de instabilidade. Foi nesse momento em que novos partidos afastados do ideário liberal e contrários aos ideais de esquerda começaram a ganhar força política. De forma geral, tais partidos tentavam solucionar a crise com a instalação de um governo forte, centralizado e apoiado por sentimento nacionalista exacerbado.

Apresentando essa perspectiva com ares de renovação, tais partidos conseguiram se aproximar dos trabalhadores, profissionais liberais e integrantes da burguesia. A partir de então, alguns governos começaram a presenciar a ascensão de regimes totalitários que, por meio de golpe ou o apoio de setores influentes, passaram a controlar o Estado. Observamos dessa forma o abandono às liberdades políticas e ideológicas sendo enfraquecidas pelo apelo e a coesão requeridas por governo de caráter autoritário.

Na Itália e Alemanha, países profundamente afetados pela crise, o nazismo e o fascismo ascenderam ao poder sob a liderança de Benito Mussolini e Adolf Hitler, respectivamente. Na Península Ibérica, golpes políticos engendrados por setores militares e apoiados pela burguesia deram início ao franquismo, na Espanha, e ao salazarismo, em Portugal.

Em outras regiões da Europa a experiência totalitária também chegou ao poder pregando o fim das liberdades civis e a constituição de governos autoritários. Na grande maioria dos casos, a derrocada do nazi-fascismo após a Segunda Guerra Mundial, serviu para que esses grupos extremistas fossem banidos do poder com o amplo apoio dos grupos simpáticos à reconstrução da democracia e dos direitos civis.



AULÂO (TÓPICOS)

Os Regimes Totalitários


Nazismo e Fascismo




A crise de 1929 iniciou-se nos Estados Unidos da América após o declínio do chamado Milagre Americano. Quando acabou a Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos da América tornaram-se uma potência hegemônica, e então, iniciou o American Way of Life, caracterizado pelo consumismo e pela construção de grandes prédios. No final da década de 20, essa euforia norte-americana entra em colapso, é a chamada Crise de 29.

Crise de 1929
Primeira grande crise do sistema capitalista do século XX;
Caracterizado pela superprodução - as indústrias continuavam a produzir, no entanto, o consumo diminuiu em virtude do desemprego;
Queda da Bolsa de Nova York.
Como em 1929 os Estados Unidos da América já eram uma potência hegemônica, a crise se espalha por todo o mundo.

Efeitos da Crise de 1929
Desemprego em massa;
Miséria;
Início da Economia Dirigida - é o fim do liberalismo econômico.
Nos Estados Unidos da América, o início dessa economia dirigida será implantada por Franklin Delano Roosevelt, adotando o chamado New Deal.

New Deal
Caracterizado pela Intervenção do Estado nos assuntos econômicos;
Com o objetivo de recuperar a economia e fortalecer o capitalismo;
O New Deal resulta no fortalecimento do Estado - pois, algumas práticas políticas antes que seriam executadas pelos governos estaduais passaram a ser executadas pelo governo federal, como a prática do seguro desemprego e a construção de obras públicas.
O início dessa economia dirigida e o colapso do liberalismo econômico vão fortalecer principalmente na europa os chamados Regimes Totalitários - Nazismo e Fascismo.

Totalitarismo
Caracterizado pelo forte nacionalismo;
Militarismo - desenvolvimento da indústria bélica;
Regime anti-democrático;
Anti-liberalismo - intervenção do estado nos assuntos econômicos;
Anti-marxista.
Regimes que vão conter o avanço da esquerda, ou seja, o avanço do socialismo e frear as manifestações operárias. O primeiro grande regime totalitário vai surgir na Itália, é o chamado Fascismo.
"Tudo para o Estado, nada contra o Estado, ninguém fora do Estado". Benito Mussolini.
Daí o termo Totalitarismo, a participação do Estado na vida de um indivíduo é total. O regime fascista vai ser implantado na Itália em virtude de algumas causas, algumas consequências típicas do regime italiano.

Fascismo Italiano
Caracterizado pela Crise Sócio-econômica - por qual passava a Itália após a Primeira Guerra Mundial - inflação, desvalorização monetária, desemprego;
Esses fatores contribuíam para o Avanço do Socialismo - para conter esse avanço, os "camisas negras", fascistas italianos, no dia 28 de outubro de 1922 realizam a Marcha sobre Roma e o golpe de estado.
A partir desse golpe de estado, Benito Mussolini vai implantar o regime fascista, que é caracterizado pela supressão das liberdades individuais.

Regime Fascista
Caracterizado pelo uso do terror e violência - principalmente pelos "camisas negras";
Corporativismo - aliança entre os interesses da classe patronal e da classe trabalhadora para evitar lutas de classes;
Carta do Trabalho - onde algumas conquistas serão dadas aos trabalhadores como jornada de trabalho, regulamentação do trabalho infantil e feminino como forma de esvaziar o movimento operário;
Supressão dos direitos e das liberdades individuais.
Proibida a organização sindical, e portanto, as greves. Um outro regime totalitário surgiu também na europa, na Alemanha.
"Tu não és nada, teu povo é tudo". Adolf Hitler
O Nazismo surgiu na Alemanha também em virtude da crise financeira e econômica após a Primeira Guerra Mundial.

Ascensão do Nazismo
Crise sócio-econômica da Alemanha - após a Primeira Guerra Mundial;
Reforçada da Crise de 1929;
Representou um Avanço da Esquerda - para conter esse avanço, à direita, o grupo conservador alemão conseguiu a eleição de Adolf Hitler.
O Fascismo não tem nenhum relação direta com a Crise de 1929, os fascistas chegaram ao poder em 1922 através de um golpe de estado, marcha sobre Roma. Já o Nazismo tem uma relação direta com a Crise de 1929, que acentuou a crise econômica da Alemanha, e Adolf Hitler chega ao poder através das regras democráticas. O Fascismo e o Nazismo apresentam muitas semelhanças, como o militarismo e o nacionalismo. No entanto, existe uma diferença essencial.

Regime Nazista
Superioridade da raça ariana - idéia que afirmava que os arianos são superiores, acentuando assim pré conceito racial - início de uma perseguição sistemática à judeus, ciganos, negros, homossexuais e a qualquer um que degenerasse a raça ariana;
Dessa idéia desenvolveu-se a Doutrina do "espaço vital" - consistia em uma expansão territorial na ocupação de um espaço geográfico para o desenvolvimento dessa raça ariana - é desse expansionismo que vamos encontrar uma das causas para a Segunda Guerra Mundial.
Ditadura Nazista
Sustentada pelo Partido Nazista;
Pela SS (braço armado do Partido);
Gestapo (polícia do Estado);
Ministério da Propaganda.
Assim, o Nazismo e o Fascismo vão de alguma forma contribuir para a recuperação da economia italiana e alemã, principalmente com o desenvolvimento da indústria bélica. Ainda na europa, vai surgir um outro regime totalitário de direita, na Espanha.

Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939)

Frente Popular - grupo de esquerda - socialistas, comunistas, anarquistas contra o avanço do fascismo e que receberá o apoio da URSS;
Falange - grupo conservador - apoiado pela burguesia, pelo exército e pela igreja - esse grupo, na guerra civil, receberá apoio da Itália e da Alemanha.
No final da guerra civil, vitória da Falange e ascensão de Francisco Franco, Generalíssimo Franco, inaugurando assim, a Ditadura Franquista, que em alguns aspectos se diferencia dos regimes Nazi-fascistas.

Franquismo
Supremacia do exército - não supremacia do Partido;
Clericalismo acentuado - uma forte influência da igreja católica nos assuntos políticos.
Também ainda na europa, vamos ter a Ditadura de Salazar, Antônio de Oliveira Salazar, que assume o poder de Portugal em 1928, e essa ditadura vai se estender até abril de 1974 com a revolução dos escravos.

Stalinismo (1924 - 1953)
Caracterizado pela edição dos Planos Quinquenais - que é a planificação da economia, projetos econômicos planejados pelo Estado por 5 anos;
Domínio do Partido Comunista;
Prática dos Expurgos e perseguições aos opositores do regime;
Prática da Censura e terror.
O Stalinismo representa uma reviravolta no Humanismo Marxista, aquelas idéias, antes defendidas por Lênin, "Todo o poder aos soviétes" o Stalin subverteu para "Todo o poder ao Partido Comunista".
Vestibular
Geografia Mundial
Geografia Brasileira
História Geral
História do Brasil


































































http://cristiane-vitorio.blogspot.com/2010/05/regimes-totalitarios.html

www.suapesquisa.com / brasilescola.com



Categoria: 3 ANO
Escrito por Iasmim.História às 21h20


































http://cristiane-vitorio.blogspot.com/2010/05/regimes-totalitarios.html

www.suapesquisa.com / brasilescola.com



Categoria: 3 ANO

PRECONCEITO RACIAL


PRECONCEITO RACIAL


Quem nunca se deparou com aitudes racistas e preconceituosas? Pois é, em pleno século XXI ainda se pratica atitudes desse tipo ,mesmo sabendo que racismo é crime o índice de racismo e preconceito ainda é muito alto.

Analise a música do Crítico cantor brasileiro Gabriel O Pnsador.

Racismo é burrice

Não seja um imbecil
Não seja um ignorante
Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
O quê que importa se ele é nordestino e você não?
O quê que importa se ele é preto e você é branco
Aliás, branco no Brasil é difícil, porque no Brasil somos todos mestiços
Se você discorda, então olhe para trás
Olhe a nossa história
Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura, então por que o preconceito?
Barrigas cresceram
O tempo passou
Nasceram os brasileiros, cada um com a sua cor
Uns com a pele clara, outros mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois como eu já disse racismo é burrice
Dê a ignorância um ponto final:
Faça uma lavagem cerebral

Agora pegue o seu caderno e registre os pontos a seguir
* Segundo a música,qual a justificativa utilizada pelo compositor para que não haja mais o preconceito racial?
* Que visão o compositor tem das pessoas racistas?
*Você é preconceituoso? Deixe registrada a sua visão sobre pessoas preconceituosas.
Exclusão social
A exclusão social de um modo geral caracteriza-se por afastar o indivíduo do meio social em que vive. Pode estar relacionada a vários fatores sejam eles, políticos econômicos, religiosos, entre outros.
O preconceito racial é uma forma de exclusão social bastante comum no mundo, porém, pode-se observar que o Brasil, apesar de ser um país com população em sua maioria negra ou afro descendente, o racismo é uma prática muito freqüente, o que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação.
Os antecedentes históricos mundiais podem ser considerados como prova de que o negro sempre foi discriminado em todos os aspectos, não tinham, por exemplo, direito à escola e até a lei do ventre livre ser decretada, não tinham direito nem sobre seus filhos, pois, esses na hora do nascimento eram considerados propriedades dos senhores, como eram chamados os homens de pele branca que tinham condições financeiras de manter sobre seu poder vários escravos e quanto maior a quantidade maior seria o seu prestígio na sociedade.
É fato real que no mercado de trabalho e na sociedade as pessoas de cor de pele negra são menos aceitas que pessoas de pele branca. É obvio que a cor da pele não julga a competência de ninguém, mas, infelizmente, o preconceito existe e deve ser combatido no Brasil, um país negro por natureza, que ainda não aceitou ou não conseguiu aceitar esta realidade.
É preciso que os negros sejam vistos e tratados como pessoas comuns e normais que são, e não como inferiores aos brancos. Esse é apenas o primeiro passo para à sociedade se tornar menos preconceituosa.

Agora formem equipes de quatro pessoas para discutirem os principais problemas das pessoas negras da nossa sociedade.A partir dessa conversa produzam uma paródia,poesia ,texto de acordo cam a temática .Em seguida as equipes apresentam para a turma suas produções.

www.overmundo.com.br/.../preconceito-racial-uma-forma-

Categoria: 3 ANO
Escrito por Iasmim.História


Vista minha pele

Mauricio | Myspace Video





Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique. Maria é uma menina branca, pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa-de-estudo que tem pelo fatode sua mãe ser faxineira nesta escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres, possui uma visão mais abrangente da realidade.

O vídeo pode ser usado na discussão sobre discriminação no Brasil. É um instrumento atraente, com linguagem ágil e atores conhecidos do público alvo - adolescentes
Esse filme foi criado MEC a fim de abordar a questão do preconceito racial.


Postado por Prof. Cristiane às 5/22/2009 03:47:00 PM

Análise da música



1) Analise o trecho da música Racismo é Burrice de Gabriel o Pensador.
Racismo é burrice

Não seja um imbecil
Não seja um ignorante
Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
O quê que importa se ele é nordestino e você não?
O quê que importa se ele é preto e você é branco
Aliás, branco no Brasil é difícil, porque no Brasil somos todos mestiços
Se você discorda, então olhe para trás
Olhe a nossa história
Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura, então por que o preconceito?
Barrigas cresceram
O tempo passou
Nasceram os brasileiros, cada um com a sua cor
Uns com a pele clara, outros mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois como eu já disse racismo é burrice
Dê a ignorância um ponto final:
Faça uma lavagem cerebral
a) A que tema discutido em sala de aula a música aborda?
b) Segundo a música,qual a justificativa utilizada pelo compositor para que não haja mais o preconceito racial?
c) Que visão o compositor tem das pessoas racistas?
d) Você é preconceituoso? Deixe registrada a sua visão sobre as pessoas racistas
2) Sobre o filme Vista Minha Pele,preencha a ficha
a) Quem sofria preconceitos?
b) Fale sobre o que mais lhe chamou atenção no filme .Justifique.
3) Utilize as palavras do quadro para responder os itens abaixo
a) Ao não respeitarmos os outros estamos tendo atitudes_________________
b) Durante a____________________ os alemães perseguiram o___________judeu.
c) Com a ideologia racista que pregava a supremacia da ___________ ariano marcou a ____________________ da humanidade.




Escrito por Iasmim.História às 15h56

AVALIAÇÃO 3 ANO

AVALIAÇÃO 3 ANO


1-Após a Primeira Guerra Mundial, a febre de negócios baseada na especulação provocou a Crise de 1929. Identifique, nas alternativas a seguir, os principais fatos que a produziram.
a) Aparecimento de ideologias como o Fascismo e o Nazismo.
b) Superprodução de mercadorias e saturação dos mercados consumidores.
c) Retraimento do crédito e proibição das exportações.
d) Equilíbrio entre a agricultura e o comércio.
e) Má colheita e demanda ilimitada da indústria.
2-A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933. Uma das medidas principais desse programa foi o(a):
a) encerramento dos investimentos governamentais em obras de infra-estrutura.
b) fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
c) imediata suspensão da emissão monetária.
d) política de estímulo à criação de novos empregos.
e) redução dos incentivos à produção agrícola.
3-"Quando a crise estourou, o governo do presidente Hoover, do Partido Republicano, adotou uma
atitude passiva, de acordo com o sistema liberal dominante nos Estados Unidos. Mas os anos
passaram e a crise permaneceu. Viu-se então que os empresários americanos e o governo
republicano que os representava não seriam capazes de solucioná-la. Nas eleições presidenciais, os republicanos apresentaram a candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado pelo
candidato dos democratas."
O candidato vencedor foi:
a) John Kennedy
b) George Washington
c) Woodrow Wilson
d) Fraklin Roosevelt
e) Harry Truman
4-Considerando-se a crise econômica mundial iniciada, em 1929, com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, é CORRETO afirmar que:

A)

a Alemanha sofreu impacto imediato e violento desse evento, em razão dos laços econômicos estreitos que vinha mantendo com os Estados Unidos.

B)

a escassez de matérias-primas e de crédito, entre outras causas do crash norte-americano, muito contribuiu, na época, para alimentar a espiral inflacionária.

C)

a URSS foi um dos países atingidos por esse evento, pois a recessão no mundo capitalista prejudicou as exportações de petróleo do país.

D)

os países da América do Sul sentiram os efeitos desse evento, devido à repatriação do capital estrangeiro anteriormente investido nessa região.

5- Após a 1ªGuerra Mundial os Estados Unidos se tornaram o país mais rico do mundo, consolidando o chamado "sonho americano". Essa riqueza provinha em grande parte do crescimento e do avanço técnico da indústria, o que por um lado resultava na maior oferta de produtos industrializados baratos, mas por outro ocasionava um crescente desemprego de operários substituídos por máquinas. O desemprego e as altas aplicações de dinheiro no mercado de ações ajudaram a desencadear uma crise de repercussão mundial. Identifique essa crise e analise suas principais conseqüências para os Estados Unidos
Categoria: 3 ANO
Escrito por Iasmim.História às 07h07

Possíveis temas para o Enem

Você já deve estar até cansado de ouvir dos seus professores: no ano do vestibular, é preciso acompanhar o noticiário, seja em jornais, revistas, televisão ou internet. E eles estão certos. O Enem é uma prova que exige do aluno bastante interpretação de textos, gráficos, tabelas e charges. Logo, quanto mais o estudante estiver por dentro do que está rolando no Brasil e no mundo, mais facilidade terá para identificar o que está sendo pedido em cada questão. Conversamos com professores e fizemos uma lista dos temas mais quentes do momento. Agora, é meter a cara e estudar!
CHUVAS NA SERRA: – As chuvas que castigaram a região serrana do Rio no verão podem aparecer no Enem. Segundo o professor de geografia Maurício Novaes, do CEL, a prova privilegia temas ligados à urbanização e ao meio ambiente. O impacto da ocupação desordenada de encostas e a erosão do solo estão ligados à tragédia.
COPA E OLIMPÍADAS: – Ninguém fala de outra coisa: qual será o legado da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016? O tema pode estar presente em diversas disciplinas. Na matemática, de acordo com o coordenador do pH Luís Felipe Abad, cálculos de geometria plana, como a área de um estádio, ou volume, para saber a quantidade de cimento a ser usada em uma obra, podem ser exigidos. Para Novaes, na geografia é possível tratar de investimentos em infraestrutura nas cidades-sede da Copa, crescimento do turismo e necessidade de qualificação de mão de obra para os eventos.
ACIDENTE NUCLEAR: – O terremoto no Japão e a consequente tragédia na usina de Fukushima comoveram o mundo e têm chance de cair no exame. Na parte de Ciências Naturais e suas Tecnologias, a abordagem deve envolver o que provocou o acidente e as medidas tomadas para minimizar a tragédia, assim como os efeitos da radiação e a contaminação da água e do solo. Até mesmo em história o assunto pode estar presente, principalmente relacionado à Segunda Guerra Mundial, durante a qual os Estados Unidos jogaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, e ao poder de recuperação japonês após os ataques.
MEIO AMBIENTE: – No ano que vem será realizada no Rio de Janeiro a conferência sobre o clima Rio 20. Nela, serão discutidas novas metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, entre outras medidas. Além disso, o Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado, provoca polêmica com suas propostas de mudança na legislação para crimes ambientais, exploração em áreas de preservação permanente, entre outras. Os dois temas podem ser abordados nos âmbitos da química, da biologia e da geografia. Questões sobre energias limpas, combustíveis renováveis, créditos de carbono e também os ciclos da natureza podem aparecer.
MUNDO ÁRABE: – Este ano, o mundo viu explodirem diversas revoltas nos países árabes, no norte da África e no Oriente Médio. O professor de história Ulisses Martins, do Colégio Notre Dame Recreio, diz que esses eventos podem ser ponto de partida para a cobrança de conteúdos relacionados ao imperialismo, influência americana na região, regimes totalitários e até mesmo disputas ligadas à religião. O assassinato do líder da al-Qaeda Osama Bin Laden pelos EUA pode trazer também perguntas sobre terrorismo e as guerras do Iraque e do Afeganistão.
VULCÃO CHILENO: – Um vulcão no Chile provocou a maior confusão na América do Sul, com reflexos até na Austrália e na Nova Zelândia. Na química, questões relacionadas à composição do magma, os gases emitidos e os impactos disso no solo e nos sistemas hídricos podem cair. O vulcão também pode ser o gancho para falar de fenômenos naturais também na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
DITADURA MILITAR: – A eleição da presidente Dilma Rousseff, uma ex-militante de esquerda que viveu na clandestinidade e foi presa durante a ditadura militar, gerou grande expectativa, principalmente em relação à abertura de arquivos do período. Somado a isso, há grande mobilização pela aprovação do fim do sigilo secreto de documentos do governo e a criação de uma comissão da verdade para investigar os crimes ocorridos naquela época. Ou seja, assunto quente e atual.
ANO DA QUÍMICA: – Em 2011 são comemorados o Ano Internacional da Química, os 100 anos de Marie Curie, pioneira nas pesquisas sobre radioatividade, e também os 100 anos do modelo atômico de Rutherford. Olho vivo nesses temas.
CENSO 2010: – O Enem adora um gráfico e uma tabela. Com os dados do último censo divulgados no início do ano, é bem provável que haja questões ligadas à população, com uso desses recursos.
FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/

Uma mente brilhante


Resumos de Filmes
Escrito por Rosena Marques Heleno
Qua, 09 de Março de 2011 22:08

1
O filme conta a história de um esquizofrênico chamado John Forber Nash. Ele é um matemático com um grau elevado de inteligência onde se fascina com os números, fórmulas e teoremas e tenta mudar essas teorias através de reformulações próprias, ou seja, ele se destacou elaborando uma teoria revolucionária que poderia mudar o ruma da economia moderna. Ele era um excelente professor, mas que não se encantava com a idéia de ser um, para ele estar numa sala de aula era perder seu tempo e dos alunos.
O protagonista apesar de ser uma pessoa totalmente anti-social, consegue despertar o interesse de sua aluna Alicia que apesar de ver no professor frieza, consegue conquistar o coração do professor.
A esquizofrenia é uma doença mental grave se caracteriza por muitos sintomas entre eles alterações do pensamento, alucinações, delírios e embotamento emocional. A esquizofrenia possui sintomas positivos e negativos. Neste filme, apesar de no início o telespectador não identificar na história do professor quando ela é real ou alucinações do próprio personagem, ele aborda os principais sintomas da doença que só foi descoberto quando o médico falou para a esposa que as crises e manias de perseguição que ele tinha na verdade eram sinais de que ele era um esquizofrênico.
Esses sintomas eram basicamente alucinações visuais e auditivas quando ele via e ouvia seu amigo de quarto todo momento, juntamente com uma criança que o acompanhava a muitos anos em sua vida e quando ele é chamado para trabalhar para o serviço secreto da Rússia e que ele é algo fundamental na resolução de código secretos.
Além desses sintomas há também o embotamento emocional com perda do contato com a realidade onde é abordado no filme quando ele vai dar banho no seu bebê e o deixa quase se afogando na banheira e olhando para a criança fixamente sem se dar conta do perigo que aquele bebê estava passando.
Para John e para a esposa foi difícil de entender que tudo aquilo que estava acontecendo como o amigo, a criança que o acompanhava a muitos anos e os russos eram frutos de uma esquizofrenia e não acontecimentos reais que eram vivenciados por ambos. Mesmo depois do tratamento e das internações John ainda tinha as mesmas alucinações, as mesmas manias de perseguições apesar de outro sintoma da esquizofrenia o acompanhar também que era o isolamento social.
Mesmo diante daquela situação a sua esposa não desistiu de estar ao lado do marido, porque para ela não era certo deixá-lo num momento deste. Ela então o convence a retornar ás aulas na universidade onde lecionava. Com o passar do tempo John consegue ignorar os personagens que ele criou o consegue conviver mais com os alunos.
Ele então consegue provar sua Teoria do Equilíbrio e foi nomeado para o prêmio Nobel de Economia pelo seu trabalho. Durante a cerimônia ele agradece e declara seu amor a sua esposa.
















quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MEU BLOG DE CARA NOVA!!!


Olá Amigos
Estou muito feliz!!!!
Meu blog está de cara nova!!!
amei...ficou lindo....
e o responsável por esta obra de arte
foi Junior,um rapazinho lindo e muito inteligente, filho de Elenilda, minha amiga!

terça-feira, 16 de agosto de 2011


O Nó no Lençol

Numa reunião de pais numa escola, a professora ressalvava o apoio que os pais devem dar aos filhos e pedia-lhes que se mostrassem presentes, o máximo possível... Considerava que, embora a maioria dos pais e mães trabalhasse fora, deveriam arranjar tempo para se dedicar às crianças.

Mas a professora ficou surpreendida quando um pai se levantou e explicou, humildemente, que não tinha tempo de falar com o filho nem de vê-lo durante a semana, porque quando ele saía para trabalhar era muito cedo e o filho ainda estava a dormir e quando regressava do trabalho era muito tarde e o filho já dormia.

Explicou, ainda, que tinha de trabalhar tanto para garantir o sustento da família, mas também contou que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava compensá-lo indo beijá-lo todas as noites quando chegava a casa.

Mas, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia religiosamente todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia logo, que o pai tinha estado ali e o tinha beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.

A professora emocionou-se com aquela história e ficou surpreendida quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola. Este facto, faz-nos reflectir sobre as muitas maneiras de as pessoas se mostrarem presentes, e de comunicarem com os outros. Aquele pai encontrou a sua, que era simples mas eficiente. E o mais importante é que o filho percebia, através do nó, o que o pai estava a dizer. Simples gestos, como um beijo e um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais do que presentes ou a presença indiferente de outros pais.

É por essa razão que um beijo cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, ou o medo do escuro... É importante que nos preocupemos com os outros, mas é também importante que os outros o saibam e que o sintam. As pessoas podem não entender o significado de muitas palavras, mas sabem reconhecer um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas e só, um nó num lençol.



Recebido por email

domingo, 14 de agosto de 2011

Loucos e Santos


  

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer,
Mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não me interessa os bons de espírito
Nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim “louco e santo”.
Deles não quero respostas,
Quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e Angústias
E aguentem o que há de pior em mim.
Para isso só sendo louco.
Quero os santos, para que não duvidem das diferenças
E peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela alma lavada
E pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo,
Quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto,
Não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim:
Metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios,
Daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem,
Mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância
E outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
E velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois os vendo loucos e santos,
Bobos e sérios,
Crianças e velhos, nunca me esquecerei de que “normalidade”
É uma ilusão imbecil e estéril.

(Óscar Wilde)

A Magia da Vida Porque a vida tem o seu lado bom, mágico, feliz, apesar de tudo ...Feliz dia dos pais

Oi Pai... Quanta saudade...
Ultimamente tenho tido tanta vontade de te contar coisas da minha vida,do meu trabalho,do meus filhos,do meu neto (Luis Gustavo, que está crescendo tão rápido... É tão lindo ,e é tão inteligente,sabido...como vc iria ama-lo...Enfim: Desabafar...Afinal era com vc que eu sempre desabafava minha coisas.lembro que vc ,todos os dias logo após o almoço , ía descansar e me chamava:boneca , venha conversar com o papai,as vezes eu estava brincando,mas vc era insistente e ficava a me chamar até eu ir,me sentava ali do seu lado ,lhe pentiava lhe enfeitva,acho que vc gostava. e vc me perguntava as coisas e eu lhe dizendo...lembro do susto que vc tomou quando eu falei que tinha um namorado...mas vc ñ brigou...quem é boneca? e eu disse é meu professor de portugues..Vc achou tanta graça...Chamou a mamãe para escutar,ele nem deu bola. Você achou que era coisa da minha imaginaçao...achou graça,e disse minha filha  ainda é muito ingénua ,é uma criança ...Eu so tinha 13 anos...eu ainda ñ menstruava...mamãe nunca foi de conversar nada comigo...era tão ausente de mim....era muito vaidosa,bonita,acho que ela so vivia para o mundo dela...mas eu tinha vc...Um dia a noite meu namorado foi lá em casa, ai vc  viu que era verdade,tomou um susto,minha filha era verdade? Eu contava todos os dias meu namoro com ele, nossas conversas...vc pensava que era tudo  fruto de minha imaginaçao...Eu tinha a mania de conversar só,eu brincava só,...eu ñ tinha irmã...mas desta vez eu estava falando sério..No dia que Coriolano foi la em casa,vc falou pra ele: a Maryane é uma criança...ai ele falou por isso estou aqui,para lhe pedir permissao.Vc ficou engasgado,pigarra na garganta,ai  falou: você sabe que ela ainda não é moça? vc queria dizer que ainda ñ menstruava...fiquei com vergonha,raiva de vc...eu ñ queria que ele soubesse...No dia seguinte ele me disse: gosto de vc bemzinho, mas vc é muito nova para mim eu tenho 22 anos...quando vc for moça eu volto....ai no mes seguinte, era 7 de setembro ,eu estava me preparando para o desfíle do colégio ( vestida de india,) quando mamãe viu que eu  havia me tornado moça...Regina ( filha de seu Osmar) foi  a primeira amiga a saber   dai voltei a namorar ,vc sempre me ensina tudo tudo... Hj eu queria te contar sobre  meu trabalho, ouvir seus conselhos sempre tão sábios, falar sobre tudo...
O Sr sempre foi meu porto seguro, meu confidente, meu amigo, meu conselheiro e isso me faz falta, mesmo sabendo que descansa agora vc foi o melhor pai do mundo!
Sabe pai, hoje eu enxergo e sinto na pele como é difícil educar um filho... Fico imaginando o Sr e a mãe com dois filhos,uma filha danada ( como vc dizia ,que eu era danada)  para esta árdua tarefa de educar!! Afff!!! Realmente foi um herói!!! As vezes eu fico tão perdida...
Olha... Te amo! O Senhor me faz muita falta! MUITAAA!!!!!
.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

QUARTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 1911

QUARTA-FEIRA, 10 de Agosto de 1911


Estive algum tempo ausente do meu  blog, por isso vc vai ter que me desculpar por não ter respondido ao teu desafio, que só agora o vi. Mas como acredito que mais vale terde que nunca, cá vai:

7 coisas que faço bem:
1- Gosto muito de dar aulas de História!
2- Sair de Casa - Nem que seja para ir até a pracinha ,olhar vitrine  nem precisa  me prontar para sair
3- Estar com meus filhos - Nem sempre posso, mas fiquem a saber que adoro estar com êles  conversar rir...
 4-Um passeio com meus filhos- Não há nada que me vigore mais!
5- Assistir  filmes- Adoro cinema (não é  preciso  ser cinemas,ver os filmes em casa mesmo
6- Ler - Adoro ler. Não concebo a minha vida sem livros.
7- Receber visitas (amigos ,família) em casa -

7 coisas que não faço bem ou não sei fazer:
- Limpar o pó –limpar casa. Detesto!
- Fazer coisas ou tarefas monótonas - Não consigo.
- Estar com pessoas falsas e com manias - só me dá vontade de gritar!
- Conversar com pessoas presunçosas- Não tenho jeito nenhum e atrofio-me toda.
- Cozinhar pratos difíceis - Tipo feijoadas, caldeiradas, etc - Nem me aventuro.
- Pessoas Resmungonas, para quem sempre tudo está mal - Não me levem a mal, mas para refilona já basto eu...
- Indecisões e Indecisos - Detesto impasses, não sei lidar muito bem com eles.

7 coisas que me atraem no sexo oposto:
- Personalidade
- Uma certa dose de loucura
- Os olhos
- A boca
- A maneira de estarem, de comerem
- Inteligência
- Saberem ouvir

7 Pessoas que admiro:
- LULA
- Pe.joão Batista Frota de Massapê  (Meu  compadre)
- P Machado
- Ir  Siebra
- Pe Géu
-Pe Eliézer
-Dr marcio Ary

7 coisas que digo frequentemente:
- Não faço ideia ... Meu Deus...foi mesmo...que bom...adoro vc... caraças  "ok"também ... 

7 pessoas de quem gostaria de saber estas coisas:
- De todos meus amigos.. dos meus filhos,e dos meus alunos
7- pessoas  em que penso sempre:
  Papai, Mamãe, Bibíu Paulinho.luciane,Junior,e Luis Gustavo,





Voltei para meu cantinho...


Estou de volta. Não postei durante muito tempo porque não encontrava alegrias nem sentimentos felizes  para entrar  no meu blog.Vejam como êle ficou feio,não ficou personalizado,parecido comigo.Ñ ficou com a minha cara.



Gosto de cores fortes,ficou branco, transparente,sem cor, sem brilho, sem meu jeito...Abandonei.o. Hj vi que nada resolvo,ñ gosto do meu blog mas estou aqui.De que adianta ficar assim...eu ñ sei fazer o blog,  que quero, com minha cara,o jeito é aceitar o que eu tenho.So os bons pensamentos,boa disposiçao é que atraem mais felicidades.Hj resolvi postar mensagens, chutar a tristeza a decepçao   e voltar para o meu cantinho...


As minhas angústias mantêm-se, sinto-as, mas não vou deixar que me façam parar de sorrir, de apreciar a vida, a magia dos momentos. A vida é sempre vida, é sempre bela.Tristezas ,angustia,decepções ,vão aparecer sempre.Mas a vida é mágica...Tenho tres filhos perfeitos, lindos,bons abençoados por Deus,tenho um neto lindo que amo muito.Tenho um genrro, que é um filho,tenho  uma familia... tenho alunos que me amam,outros que me detestam mas nem Jesus agradou a todo mundo,imagine eu, um ser humano cheia de defeitos e contradições.


Beijos a todos os que contribuiram para que eu encontrasse a luz de volta, mesmo sem o saberem, porque apenas estiveram aqui, porque me mostraram que a vida continua, que os bebés continuam a nascer, as flores continuam a desabrochar, o sol nasce todos os dias ... e o calor está ali, só precisamos de abrir o coração para o deixar entrar.