Keblinger

Blog da Tia Maryane

sábado, 29 de outubro de 2011

Lula tem tumor na laringe


:  
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva realizou exames neste sábado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi diagnosticado com câncer localizado na laringe. De acordo com um médico ouvido pelo iG, ele será submetido à quimioterapia e radioterapia a partir de segunda-feira contra um tumor de 2 a 3 cm. Lula deve deixar o hospital ainda neste sábado rumo à sua residência, em São Bernardo do Campo.
Mais cedo, o hospital Sírio-Libanês havia divulgado boletim médico informando que Lula está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial. De acordo com o médico Raul Cutait, do hospital Sírio-Libanês, Lula se alimenta, conversa e está tranquilo.
O ex-presidente recebeu a visita do ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega. Na saída o ministro afirmou que Lula se recupera da biópsia e está bem animado. "O problema tem cura com quimioterapia. Ele já venceu problemas menores, e vencerá este também", disse. Segundo Mantega, apesar de não poder falar, perguntou baixinho como vai sua família. "Ele sempre se preocupa com os outros", afirmou.
Leia também: Lula completou 66 anos na quinta-feira, dia 27 de outubro
- Tratamento não deverá afetar uma das marcas de Lula: a barba
Tão logo revelou que tinha a doença, Lula recebeu várias ligações dos seus amigos. Ele procurou tranquilizá-los e se empenhou em deixar claro que está tranquilo e confiante no sucesso do tratamento. O ex-deputado José Genoino (PT) foi um dos amigos que telefonaram de imediato para tomar pé da situação. O ex-presidente confirmou que só soube neste sábado de manhã do diagnóstico e decidiu tornar a notícia pública logo em seguida.
"Vamos em frente", disse Lula, segundo relato de Genoino. De acordo com o ex-deputado, que hoje é assessor do Ministério da Defesa, Lula estava na companhia da ex-primeira-dama Marisa Letícia e disse estar muito calmo com a situação. "Este é apenas mais um dos enfrentamentos dele. Para uma pessoa que enfrentou tantos obstáculos e adversários, não temos dúvida de que este será superado rapidamente."
Dilma: "Sou sua irmã e admiradora"
A presidenta Dilma Rousseff foi informada do câncer de Lula pela equipe médica que a tratou. O hospital é o mesmo no qual o ex-vice-presidente José Alencar, que morreu em março deste ano, e a presidenta foram tratados. Dilma foi diagnosticada com um linfoma em 2009.
Em nota, a presidenta afirmou: "Em meu nome e de todos os integrantes do governo, junto-me neste momento ao carinho e à torcida de todo o povo brasileiro pela rápida recuperação do presidente Lula."


Veja imagens de Lula em várias fases da sua vida
O texto continua dizendo: "Graças aos exames preventivos, a descoberta do tumor foi feita em estágio que permite seu tratamento e cura. Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula. O presidente Lula é um líder, um símbolo e um exemplo para todos nós. Tenho certeza de que, com sua força, determinação e capacidade de superação de adversidades de todo o tipo, vai vencer mais esse desafio. Contará também, para isso, com o apoio e a força de Dona Marisa. Como presidenta da República e ex-ministra do presidente Lula, mas, sobretudo, como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei a seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais esse obstáculo".
Nas redes sociais, centenas de pessoas mandam mensagens de apoio ao ex-presidente. Pelo Twitter, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, declarou: "O presidente Lula é um homem forte e corajoso. Vencerá essa batalha. Já venceu muitas outras".
A notícia também ganhou destaque no exterior. As redes de TV CNN e BBC, assim como os jornais americanos The New York Times e Washington Post, o espanhol El País, o italiano Corriere della Sera, o francês Le Monde, o argentino El Clarín, entre outros, deram a informação em destaque em suas edições online. Além disso, os presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, e do Equador, Rafael Correa, desejaram melhoras ao ex-presidente.
O Diretório Nacional do PT manifestou "apoio e carinho" ao ex-presidente em nota divulgada neste sábado. "A direção nacional do PT, assim como todo o conjunto de dirigentes e militantes do Partido, contando com o seu pronto restabelecimento, conclama toda a nação brasileira a enviar uma calorosa mensagem de confiança e de energia positiva ao ex-presidente Lula nesse momento de dificuldade", afirma o diretório.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes divulgou nota manifestando solidariedade ao ex-presidente. "Acompanhamos suas lutas no passado, em defesa do bem-estar de milhões de trabalhadores deste País e estamos, mais uma vez, ao lado desse grande líder e companheiro, formando, junto com o povo brasileiro, uma corrente de fé, torcendo pela sua plena recuperação", afirma nota, assinada pelo presidente do Sindicato, Miguel Torres.
O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), manifestou solidariedade a Lula. Ele disse que, independentemente de discordâncias políticas, Lula merece solidariedade nesse momento em que passa por problemas de saúde. "Estimo sinceras melhoras e força para enfrentar o tratamento necessário, ao mesmo tempo em que estendo aos seus familiares meu desejo para que tenham fé na cura do ex-presidente", disse Nogueira.
O diagnóstico


Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Juntos em Manaus, Lula e Dilma inauguraram obras e anunciaram a prorrogação da Zona Franca na segunda-feira (24 de outubro de 2010)
Paulo Hoff, diretor do Centro de Oncologia do Sírio-Libanês, disse ao iG que o presidente, "como qualquer pessoa que teve diagnóstico de câncer, está apreensivo, mas está bem". Ele informou também que Lula foi ao hospital fazer exames porque estava muito rouco, com dores na garganta e decidiu investigar o motivo. "É um tumor localizado. Ele não se espalhou pelo pescoço nem pelos vasos linfáticos. Lula fará quimioterapia e radioterapia", completou. O tratamento começará na segunda-feira.
Segundo sua assessoria, Lula  telefonou para o médico Roberto Kalil Filho na sexta-feira para falar das dores. Kalil o aconselhou a ir ao hospital. O ex-presidente fez alguns exames e voltou para o seu apartamento em São Bernardo do Campo. Neste sábado, ele voltou ao hospital para dar continuidade aos exames, quando recebeu o diagnóstico.

sábado, 22 de outubro de 2011

Ser avó

SER AVÓ
Ser avó é sentir felicidade
É conhecer um amor doce, profundo,
É viver de carinho e ansiedade,
É resumir nos netos o seu mundo!
Ser avó é voltar a ser criança,
É fazer tudo pelo neto amado...
É povoar a vida de esperança,
É reviver todinho o seu passado.
Ser mãe é dar o coração, eu creio,
Mas ser avó... que sonho abençoado!!!
É viver de ilusão, num doce enleio,
É viver no neto o amor ao filho amado!

  
Amara

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PALAVRAS QUE TODA MÃE GOSTARIA DE DIZER A SEU FILHO

   Meu filho, eu lhe dei a vida, mas não posso vivê-la para você. Eu posso mostrar-lhe caminhos, mas não posso estar neles para liderar você. Eu posso levá-lo à igreja, mas não posso fazer com que tenha fé. Eu posso mostrar-lhe a diferença entre o certo e o errado, mas não posso decidir sempre por você. Eu posso comprar-lhe roupas bonitas, mas não posso fazê-lo bonito por dentro. Eu posso lhe dar conselhos, mas não posso seguí-los por você.  Eu posso ensiná-lo a partilhar, mas não posso fazê-lo generoso,  Eu posso aconselhá-lo sobre amigos, mas não posso escolhê-los por você. Eu posso informá-lo sobre álcool e drogas, mas não posso dizer “NÂO” por você. Eu posso falar-lhe sobre o sucesso mas não posso alcançá-lo por você  Eu posso orar por você, mas não posso impor-lhe Deus. Eu posso falar-lhe da vida, mas não posso dar-lhe vida eterna.  Eu posso falar-lhe sobre sexo seguro, mas não posso mantê-lo puro. Eu posso ensinar-lhe o respeito, mas não posso forçá-lo a ser respeitoso. Eu posso dar-lhe amor incondicional, por toda a minha existência e isso Eu Farei.   (Desconheço o Autor

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Só O Amor Liberta


O Amor é livre como o vento! Dá liberdade!
O Amor solta o prisioneiro! Em cadeias!
O Amor cura! Tudo! Cura o doente!
O Amor Ama todas as formas do Amor!
O Amor supre todas as necessidades!
O Amor compreende tudo! Com perdão!
Entende tudo! Sem justificação!
O Amor vê tudo! Para além da razão!
O Amor sabe ouvir! Sabe falar!
O Amor sabe sentir! Sem mentir!
O Amor sabe fluir! E andar sobre as águas!




Autora Maria Robertson

Alexandre Garcia: ‘Greve é um dos sintomas do descaso com educação’ Sex, 30 de Setembro de 2011 16:35 Redação

http://s03.video.glbimg.com/x240/1647034.jpg
Edição do dia 30/09/2011
30/09/2011 08h37 - Atualizado em 30/09/2011 12h01

Alexandre Garcia: ‘Greve é um dos sintomas do descaso com educação’

'As autoridades não sentem os prejuízos disso. Os prejuízos são das crianças e jovens. Os prejuízos são do país', afirma.

Teve uma confusão daquelas na quinta-feira (29) no Ceará. A Polícia Militar impediu que professores em greve entrassem no plenário da Assembleia. A briga acabou, mas o impasse continua. Os professores dormiram na assembleia.
Não é só no Ceará. Na capital do país, na quinta-feira (29) não houve aula nas escolas públicas do Fundamental e Médio, porque os professores fizeram protesto diante do palácio do governo. A Universidade de Brasília (UnB) está frequentemente em greve; e o Instituto Federal, com cursos técnicos e superiores, está em greve há 45 dias.
As autoridades não sentem os prejuízos disso. Os prejuízos são das crianças e jovens. Os prejuízos são do país. Protestos, manifestações e greves são alguns dos sintomas sérios do descaso que sofre a educação no Brasil, incluindo aí a desvalorização dos professores.
Há 50 anos, uma das principais brincadeiras das menininhas em casa era de professora. A professora era um ícone. A vocação brotava cedo. Hoje o professor está desestimulado e mal formado, e a qualidade de ensino é medíocre. E pensar que é uma das mais nobres profissões, porque forma o futuro. Mas isso não se traduz na formação do educador nem na sua remuneração.
No Ceará, por exemplo, um deputado estadual ganha mais que uma dúzia de professores do Ensino Médio. Que justiça há nessa desproporção? Como a educação está medíocre, o futuro do Brasil – e já se sente isso no presente – pode ser também medíocre.
As empresas que precisam de profissionais sentem essa falta de ensino. Os cursos superiores se deterioram, da medicina ao direito. E não poderia ser diferente, porque a base é fraca. A educação, que é a prioridade das prioridades, talvez seja temida pelos que estabelecem as prioridades, porque educação liberta.

Governo do Ceará espanca professores


Os professores da rede estadual de ensino do Ceará estão em greve há 54 dias, implorando por reajuste de seu mísero salário e um pouquinho de dignidade para continuarem trabalhando.
policial espancando professor - imagem TV Globo
Mas o governador Cid Ferreira Gomes não quer que os cearenses recebam educação de qualidade, ou podem abrir os olhos e parar de votar nele.
Os profissionais acamparam na Assembléia Legislativa e fizeram greve de fome para tentar sensibilizar os deputados a votarem por um salário decente para eles e foram espancados pela guarda pretoriana do Cid (o exército do Ceará  - mais conhecido como Tropa de Choque).

professor algemado - imagem de CMI Brasil
Veja o que ele pensa de quem cuida do seu filho na sala de aula... Atribui-se a Cid  Gomes a seguinte frase: "Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado, eles pagam mais? Não. O corporativismo é uma praga no meu ponto de vista".
professor arrastado pelos cabelos - imagem TV Globo 

ATENÇÃO SENHORES PAIS
É assim que o governador que você elegeu trata as pessoas que estudaram e foram preparadas para ensinar e cuidar do futuro dos seus filhos. O que você espera da educação pública nesse governo? 
Apoie os professores. Repudie esse governo terrorista e esses policiais truculentos.
 
professor agredido pela polícia - imagem de CMI Brasil
Será também essa a política do Partido Socialista Brasileiro (PSB): espancar quem trabalha para dar educação para o seu filho. Socialismo para eles, porrada pra nós.
Infelizmente aqueles órgãos de imprensa que recebem dinheiro de políticos canalhas começam as suas reportagens dizendo: "Os professores entraram em confronto com a tropa de choque", como se os professores tivessem entrado lá armados com cacetes e os policiais tivessem sido agredidos e algemados.
Essa imprensa defende o poder armado e repressor do governo, mas depois, quando os militares batem nos jornalistas, eles gritam que nem galinha quando acaba de botar.
EXEMPLO DE JOSÉ SERRA

Cid Gomes deve ter se inspirado em José Serra (PSDB), que mandou a PM de São Paulo espancar os professores estaduais quando eles fizeram greve, ato típico de pessoas autoritárias, déspotas, ditadores e outros tipos igualmente covardes.
PM de SP x PROFESSOR da USP - covardia da PM paulista
(Fonte da imagem: Futuro Professor)
A EDUCAÇÃO TEM QUE SER PRIORIDADE
Felizmente parece que a presidente Dilma Rousseff tem interesse na educação e no crescimento de nosso país e de nosso povo, oferecendo oportunidades para que os brasileiros saiam da miséria e tenham dignidade.
Fonte da imagem: eBand / Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

NOTA DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA CONTRA OS PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ






      NOTA DE REPÚDIO  

SOLIDARIEDADE AOS PROFESSORES


BASTA DE VIOLÊNCIA !




O Grupo CHOCALHO ( FUNDADO NO DIA 04 DE AGOSTO DE 1984 ), reúne Poetas, Escritores, Artistas Plásticos, PROFESSORES, Jornalistas, Fotográfos, Músicos,etc... com o objetivo de defender e divulgar a cultura e a produção cultural, especialmente a CEARENSE, além de sempre defender os princípios de LIBERDADE E DEMOCRACIA no Brasil, ainda sob o impacto das fortes imagens de VIOLÊNCIA PRATICADA contra trabalhadores da Educação, PROFESSORES, ESTUDANTES, PAIS DE ALUNOS, que buscavam na " casa do povo ( ? ) "  APOIO para a solução da GREVE DOS PROFESSORES que já dura quase 2 meses e como resposta foram barbaramente agredidos por policiais ( BPCHOQUE ) fortemente armados, que reprimiram violentamente os manifestantes. As imagens da TV VERDES MARES mostram até um " oficial " agredindo um professor. ( AS IMAGENS FALAM MAIS DO QUE QUALQUER PALAVRA ).
O GRUPO CHOCALHO condena mais essa ação desastrosa do governo do PSB, seus apoiadores e se SOLIDARIZA com todos os Professores do Ceará que lutam pelo CUMPRIMENTO DE UMA LEI FEDERAL: A LEI DO PISO SALARIAL DOS SERVIDORES DO MAGISTÉRIO.




GRUPO CHOCALHO



----------------------------------------------------



VEJA HOMENAGEM DO POETA CHOCALHEIRO PEDRO SAMPAIO:


VERSOS DO POETA-CHOCALHEIRO PEDRO SAMPAIO


Foto: Frank Costa


Só uma trovinha apenas!


" A JUSTIÇA QUANDO NÃO PEGA

DEIXA GRANDE FRUSTRAÇÃO

É AI QUE SE FAZ DE CEGA

E NÃO VÊ A LUZ DA RAZÃO "...



PEDRO SAMPAIO
POETA CHOCALHEIRO



" Juiz teve Professor, também médico, Deputado e até Governador...muitos deles cre$cem na vida e esquecem o seu valor.


Na Cartilha do A.B.Cid...o

'A' é de ATACAR...o '

B' é de BATER...e o

'C' é de CERCEAR..


Quem ler..aprender ou ensinar nessa famigerada cartilha...merece REPROVAÇÃO....

aplicando-lhe nota ZERO assim que chegue a ELEIÇÃO "...



PEDRO SAMPAIO
POETA CHOCALHEIRO 

terça-feira, 4 de outubro de 2011

DEPUTADOS QUE VOTARAM A FAVOR DE CID GOMES E CONTRA OS PROFESSORES


NÃO ESQUEÇAM ESSES NOMES NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. DEPUTADOS QUE VOTARAM A FAVOR DE CID GOMES E CONTRA OS PROFESSORES. DENUNCIEM!!!
Veja lista completa:
ANTONIO GRANJA PSB
BETHROSE PRP
CAMILO SANTANA PT
CARLOMANO PMDB
DANNIEL OLIVEIRA PMDB
DELEGADO CAVALCANTE PDT
DR HUGO PSDB
DR SARTO PSB
DUQUINHA PRB
ELY AGUIAR PSDC/PRP
FERNANDA PESSOA PR
FERREIRA ARAGAO PDT
GONY ARRUDA PSDB
HERMINIO RESENDE PSL
IDEMAR CITÓ DEM
IVO GOMES PSB
JOAO JAIME PSDB
JÚLIO CÉSAR PTN/PRTB
LEONARDO PINHEIRO PR
LUCILVIO GIRAO PMDB
LULA MORAIS PC do B
MAÍLSON CRUZ PRB
MÁRIO HÉLIO PMN
MAURO FILHO PSB
MIRIAN SOBREIRA PSB
MOESIO LOIOLA PSDB
NELSON MARTINS PT
OSMAR BAQUIT PSDB
PATRÍCIA PDT
PAULO FACÓ PT do B/PTN
PROFESSOR TEODORO PSDB
ROBERTO CLAUDIO PSB
ROGERIO AGUIAR PSDB
RONALDO MARTINS PRB
SERGIO AGUIAR PSB
SILVANA OLIVEIRA PMDB
SINEVAL ROQUE PSB
TEO MENEZES PSDB
TIN GOMES PHS
VANDERLEY PEDROSA PTB
WELINGTON LANDIM PSB 

FONTE:http://www.facebook.com/photo.php?fbid=208568659208481&set=a.184703634928317.48006.149872365078111&type=1&theater APEOC


Os deputados ausentes tambem,esses vão ter que se explicar  da covardia.

Parabéns aos DEPUTADOS A FAVOR dos professores:

HEITOR FERRER
ELIANE NOVAIS
ROBERTO MESQUITA
AUGUSTINHO MOREIRA



Deputados que disseram NÃO ao Coronel Cid Gomes

Os deputados Heitor Férrer (PDT), Agostinho Moreira e Roberto Mesquita, ambos do PV, e Eliane Novais (PSB) votaram contra a Mensagem Terrorista contra do Professores do Estado do Ceará enviada pelo Coronel e Governador Cid Ferreira Gomes à Assembleia Legislativa do Ceará.

Professores não são marginais

Artigo:“O Impasse continua”

Não gostaria de voltar ao assunto, mas as circunstâncias me obrigam. Refiro-me à greve dos professores. A agressão – chamar aquilo de confronto é um eufemismo bajulatório – quando professores foram barrados, agredidos e feridos. Foi a crônica da morte anunciada…

Será que não se poderia esperar outra coisa do governador e de seu coadjuvante, o presidente da Assembleia Roberto Cláudio? Os dois abusaram não da força, mas da incompetência. Batalhão de Choque invadir Assembleia por causa de manifestação de professores? Estupidez. Aliás, esses dois jovens entraram na política de modo muito linear, não sabem o que é isso. Imaginam-se senhores absolutos do poder. São ingênuos…

Dos deputados eu esperava algo mais contundente. Batendo aquela porta, os professores pensavam encontrar canais de negociação e entendimento. Ledo engano. Os deputados tiraram uma onda de Pilatos. Lavaram as mãos enquanto os professores eram espancados. Pobre Legislativo que se acredita mais um grêmio literário que uma

Casa do Povo. Pois os mestres apanharam, diante deles, e eles não reagiram.

Fica claro, sobretudo para um grupo de parlamentares, o quanto a omissão foi grave. Refiro-me aos deputados identificados com de esquerda (PT, PC do B, PDT, PSB, etc.) que, abobalhados, não souberam reagir e não esboçam qualquer posição diante de tamanha violência.

Esqueceram as lutas. Acovardaram-se ao troco de migalhas do Poder. Para mim foi a decepção mais gritante.

Claro que essa manifestação dos professores é política. Essencialmente política. Não são marginais, nem bandidos ou assaltantes perigosos. Trata-se de cidadãos que buscam a consolidação de direitos assegurados por lei federal. “Se te calares, até as pedras clamarão.”

O impasse, alimentado pela empáfia do governador, está instalado. Os professores acabam de votar pela continuidade da greve. Estão decididos a não recuar. Vão mandar mais policiais? Vão convocar mais Batalhões? Precisa de mortos?

Senhores, a hora é muito séria para entregar a amadores.

Antonio Mourão Cavalcante – Médico, antropólogo e professor universitário


a_mourao@hotmail.com

Blog do Eliomar

Um país onde os professores são tratados como marginais

Num país onde os professores são tratados como marginais, já demonstra onde a prepotência e o autoritarismo desses governos chegaram. Não vejo futuro num país que bate em seus professores. No Brasil é assim, não basta humilhá-los, têm que desmoralizá-los. Enquanto o professor no Brasil não for respeitado, não terei motivos pra reconhecer nenhuma autoridade e nem tão pouco nenhuma legitimidade em governo algum. Não precisamos de governos que batem e humilham professores. Pense nisso quando for votar, de forma obrigatória, na próxima eleição. Aqui em casa o voto secou. Naõ tem mais nenhum. Não votamos em mais ninguém.


Greve dos professores no Ceará: uma contribuição ao debate



Estamos vivendo um momento histórico na educação brasileira. A lei nacional do piso salarial dos professores, promulgada em 2008, após dois anos de espera pelo julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da ação de inconstitucionalidade impetrada por cinco governadores, dentre eles o do Estado do Ceará, Cid Gomes, foi declarada completamente constitucional pelo referido tribunal.
Em face da resistência do governo em cumprir a lei respeitando a carreira, os professores do Estado do Ceará decretaram greve a partir do dia 5 de agosto de 2011. A reivindicação central do movimento paredista é a implementação da Lei Nacional do Piso Salarial (Lei nº 11.738/08) na atual carreira (Lei nº 12.066/93). Passados quase dois meses, os professores permanecem em greve, pois a referida reivindicação ainda não foi atendida.
Podemos elencar os pontos centrais da lei do piso salarial dos professores:
  • Conceito de piso: “O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais.” Art. 2º § 1º;
  • Valor do piso: Quando da promulgação da lei, em 2008, foi fixado um vencimento básico inicial de carreira de R$ 950,00, tendo como referência o professor com formação de nível médio;
  • Índice de reajuste: O piso deverá ser atualizado anualmente em janeiro. A atualização deverá ser feita utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano;
  • Tempo de planejamento: A lei determina o máximo de 2/3 da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.
– Por que os professores permanecem em greve? –
Apesar do que tem sido veiculado pela mídia, após reunião dos professores com o governador Cid Gomes, que se realizou no último 22 de setembro, não houve compromisso por parte do governo em garantir as principais reivindicações da categoria.
A lei do piso salarial fixou um vencimento básico mínimo inicial para as carreiras, tendo como referência os professores com formação de nível médio. Hoje, esse valor devidamente atualizado, é de R$ 1.597,87. A lei determina o piso para o professor com formação de nível médio, porque os Estados e municípios ainda têm em seus quadros professores que não têm nível superior. De forma que as carreiras iniciam pelo nível corresponde à formação de nível médio.
Falando especificamente da atual carreira dos professores do Estado do Ceará, a mesma é composta por 30 níveis. O nível 1 da atual carreira corresponde ao professor com formação de nível médio. Os professores graduados estão no nível 13, os especialistas, nível 21, os mestres, nível 25 e doutores, nível 28. Os interstícios entre os níveis correspondem a uma diferença de 5% e à medida que o professor avança na carreira, tem aumentos correspondentes. Essa explicação se faz necessária para que se compreenda qual o maior gargalo nas negociações com o governo do Estado.
Sendo o piso o vencimento inicial da carreira e tendo os professores cearenses uma carreira, que é a lei nº 12.066/93, o que seria lógico? Que o governo aplicasse o piso para a referência 1 da carreira (referência inicial), repercutindo, consequentemente, em todos os demais níveis.
Porém, o governo tem a interpretação de que o piso salarial é somente para os professores que têm formação de nível médio. Hoje, a ampla maioria dos professores do Estado do Ceará tem formação de nível superior, muitos têm especialização, mestrado ou doutorado. Segundo o governo do Estado, são apenas 114 professores na ativa que têm nível médio de um total de 14 mil.
O governador Cid Gomes assume que vai cumprir a lei para os 114 professores que têm formação de nível médio, e para não valorizar os outros professores (ressalte-se, a imensa maioria da categoria), pretende mudar a carreira.
Mas será possível sustentar que uma lei que foi resultado de anos de luta de professores e professoras, que tem como objetivo básico valorizá-los, por entender que sem isso não se pode avançar no nosso atual quadro educacional, deve ser aplicada somente a 114 professores em um universo de 14 mil?
Respondemos que não. A lei do piso salarial deve valorizar toda a carreira. E não estamos reivindicando nada excepcional, apenas que o governo mantenha nossa carreira atual, que é uma lei de 1993, e que aplique nela o piso salarial.
Infelizmente, parece que o governo quer nos dar com uma mão e tirar com a outra. Sua intenção, demonstrada em reunião com os professores, e registrada em ata, é desvincular as carreiras de nível médio e superior, ou seja, destruir nosso atual plano de cargos e carreiras.
Isso implicará em que os professores que têm nível superior, a grande maioria, não terão nenhuma repercussão em seus vencimentos com a aplicação do piso salarial. Isso é mais inaceitável quando lembramos que anualmente o piso será reajustado em janeiro. Ora, ao fazer a desvinculação das tabelas de nível médio e superior, isso significará que professores graduados e pós-graduados nunca terão direito aos devidos reajustes fixados na lei do piso salarial. E uma lei que teve por intenção valorizar a carreira não terá nenhum efeito para a imensa maioria dos professores.
Há discordância, também, quanto ao valor atual do piso. O valor atual, calculado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), é de R$ 1.597,87, e aquele orientado pelo MEC é de R$ 1.187,00. Lembrando que o MEC não legisla, a nossa luta é pelo piso de R$ 1.597,87, valor este que foi calculado a partir do índice de reajuste estipulado pela lei — ponto, aliás, que jamais foi questionado no STF, estando em pleno vigor desde 2008.
Quanto ao 1/3 da jornada de trabalho para atividade extraclasse, houve avanço nas negociações com o governo do Estado. Nas reuniões com os professores, o governo comprometeu-se a implementar gradativamente o 1/3 de planejamento, garantindo, inclusive, concurso público em 2012, para que tal medida possa ser concretizada.
Por fim, queremos dizer à sociedade que entendemos que a greve acarreta prejuízo a todos, mas que é instrumento legítimo da classe trabalhadora na luta por educação púbica de qualidade.
.
Bruna Dantas   - Professora da rede estadual básica de ensino do Ceará.