Keblinger

Blog da Tia Maryane

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

2ª Guerra mundial

Ataque japonês arrasa base norte-americana de
Pearl Harbor, no Havaí - Estados Unidos entram
no combate contra o Eixo 

'Tora! Tora! Tora!': a temida esquadra americana afunda, em chamas, em águas havaianas 






O Dia-D, a maior invasão da história - O dia 6 de junho de 1944 é uma das datas mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Naquela ocasião, uma vanguarda de 175 mil soldados anglo-saxãos (americanos, ingleses e canadenses) desembarcaram corajosamente nas praias da Normandia para libertar a França da ocupação nazistas.
                                                                               
 














  Observe estas imagens...                                                                                                                                           


A Segunda Guerra Mundial está relacionada com o expansionismo alemão
 A partir da chegada de Hitler ao poder e a instalação da ditadura nazista, inicia-se uma expansão  germânica em busca do tal do espaço vital.

Expansionismo Alemão
  • ocupação da Renânia;
  • Pacto Anti-Komintern - acordo político entre a Alemanha e o Japão para conter o avanço do Comunismo Soviético;
  • formação do Eixo - aliança político-militar entre a Alemanha de Hitler, a Itália de Mussolini e o Japão de Hirohito;
  • anexação da Checoslováquia - pela Alemanha;
  • pacto de não agressão com a URSS - entre a Alemanha nazista e a URSS;
  • invasão da Polônia (01/09/39) - causa imediata da 2º Guerra Mundial.
Pacto de não agressão com a URSS

Esse pacto também chamado de Pacto Ribbentrop Molotov auxiliava a Alemanha, para evitar o que ocorreu na Primeira Guerra Mundial quando ela teve que lutar em duas frentes: a frente ocidental e a frente oriental. Assinando um pacto de não agressão com a URSS, uma preocupação inicial só com a frente ocidental, auxiliou também a URSS que vai ter tempo para se preparar até a invasão alemã.

Também contribuiu para a Segunda Guerra Mundial a Política de apaziguamento, exercida pela Inglaterra e França. A partir da ditadura nazista, Hitler sistematicamente vai cometer violações no Tratado de Versalhes, imposto pela França e pela Inglaterra. Diante das sistemáticas violações, França e Inglaterra nada fizeram.

Também contribuiu a Política de neutralidade dos EUA, que estavam muito mais preocupados em resolver seus problemas internos pós crise 1929. A Segunda Guerra Mundial tem dois momentos distintos: o avanço do Eixo e o avanço dos aliados.

Ofensiva do Eixo (1939/41)
  • tática de blitzkrieg pelo exército alemão - guerra relâmpago;
  • apoio da força aérea alemã (Luftwaffe);
  • expansão do eixo sobre a Europa,sobre o norte da África e a expansão japonesa no Pacífico.
A partir de 1941 ocorre uma reviravolta nos rumos da Guerra.

1941 é o inicio da invasão alemã a união soviética
  • invasão alemã a URSS (22/06) - aquele pacto já não valia mais;operação barba louça
  • ataque japonês a Pearl Harbor (08/12) - expansão japonesa pelo Pacífico.
Ofensiva Aliada (1941/45)
  • batalha de Midway (1942) - vai deter a expansão japonesa no Pacífico;
  • batalha de Stalingrado (1943) - representa a primeira derrota nazista e marca o início da expansão soviética e a libertação do leste eruopeu;
  • Dia D (06/06/44) –que é o embarque conjunto de tropas anglo-americanas na Normandia para a libertação da França;
  • uso da bomba atômica (08/45) - os norte-americanos utilizam a bomba atômica primeiro em Hiroshima e depois em Nagasaki.
Ainda no transcorrer da guerra, a partir de 1943 os líderes das principais nações reúnem-se para tomarem decisões quanto ao final da guerra, o que fazer com as nações derrotadas. Tem início as chamadas Conferências, que foram quatro: Conferência do Cairo, Conferência de Teerã, Conferência de Ialta e Conferência de Postdam.

Conferência do Cairo (1943)
·         discutir o mapa da Ásia - que foi transformado pela expansão japonesa - o que fazer com a China? - o que fazer com a Coréia?. Depois nós ainda vamos ter outras três conferências:
Conferência de Teerã
  • Nessa confencia foi tomada a decisão do ataque conjunto inglês e norte-americano à Normandia - o famoso Dia D;
  • Tambem levantou-se a hipótese da divisão da Alemanha em zonas de influência.
Conferência de Ialta
  • ficou decidido a divisão da Coréia - Coréia do Norte (comunista) e Coréia do Sul (capitalista);
  • divisão da Alemanha - Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (comunista).
 O acordo de Postdam ou Conferência de Postdam
  • efetivada a divisão da Alemanha - não só da Alemanha como também da capital alemã, Berlin, que também será dividida em áreas de influência: a parte ocidental de Berlin (capitalista) e a parte oriental de Berlin (comunista), e é na cidade de Berlin que foi erguido o famoso Muro de Berlin que dividia a cidade nessas duas zonas de influência ;
  • Tribunal de Nuremberg - criado para o julgamento dos crimes nazistas.
Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo vai passar por uma série de consequências.

Consequências da Segunda Guerra Mundial
  • início da Era Atômica;
  • desenvolvimento da Guerra Fria - considerada uma terceira guerra mundial;
  • criação da ONU - Organização das Nações Unidas - organismo internacional para a preservação da paz mundial;
  • processo de descolonização da Ásia e da África.( vamos tratar desse assunto em outra aula)
Guerra Fria

Guerra Fria consistiu num conflito ideológico entre o bloco capitalista e o bloco comunista.
  • Doutrina Truman - discurso do presidente norte-americano Harry Truman  ao senado, onde ele afirmava ser um dever dos EUA conter a expansão comunista e ai inicia-se a guerra fria;
  • bloco capitalista - liderança dos EUA x bloco socialista - liderança da URSS.
Essa Guerra Fria será consolidada com a participação dos EUA na reconstrução econômica da Europa, que saiu da Segunda Guerra Mundial com a sua economia destruída. Os Norte americanos vão ajudar na reconstrução.

Plano Marshall
  • ajuda econômica para a reconstrução européia;
  • o país que receber a ajuda econômica em troca deve conter o avanço do comunismo.
Além do Plano Marshall, que é uma política americana externa, internamente os EUA vai conhecer um movimento chamado Macarthismo.

Macarthismo
  • intensa campanha violenta contra o comunismo - internamente;
  • grave ameaça à liberdade de expressão.
Macarthismo porque o responsável pelo início da campanha foi o senador Joseph McCarthy. Constituindo uma grave ameaça à liberdade de expressão tão bem protegida, defendida e sendo um orgulho dos norte-americanos. 

Também por consequência da Segunda Guerra Mundial vamos ter o início de uma Corrida armamentista.

Alianças Militares
  • 1949 - OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte - liderança militar dos EUA para conter a expansão comunista;
  • 1955 - Pacto de Varsóvia - cortina de ferro - pacto militar dos países comunistas - liderança da URSS.
A criação dessas duas alianças militares coloca o mundo sob o chamado "Equilíbrio do terror". O pânico de um conflito entre as duas principais nações: EUA e URSS com conhecimento das armas atômicas e o "Fim do Mundo".

Terceiro Mundo

Outra consequência da Segunda Guerra Mundial vai ser o surgimento do  chamado terceiro mundo. O Terceiro Mundo é aquele bloco que vai ficar sobre as áreas de influência ou comunista ou capitalista, por exemplo, vamos ter a Guerra do Vietnã, que é um reflexo da Guerra Fria, também vamos ter a Revolução Cubana, e na Revolução Cubana vamos ter  a crise dos Mísseis, que também caracteriza um reflexo da Guerra Fria.

A Segunda Guerra Mundial consolida a hegemonia financeira, econômica e industrial dos Estados Unidos da América no Mundo. E o Continente Americano também vai sentir a presença desse capital norte-americano. Após a Segunda Guerra ocorre a chamada Expansão das Multinacionais, a expansão do capital norte-americano sobre todo o mundo.

    



domingo, 6 de novembro de 2011

A ERA DE VARGAS

A ERA VARGAS (1930 A 1945)


IMPRIMIR


A REPÚBLICA EM CRISE - INTRODUÇÃO.

A "Revolução" de 1930 deu início a uma nova etapa de nossa história política, que estendeu-se até 1945, essa fase foi marcada pela liderança política de Getúlio Vargas. Podemos segmentá-la em Revolução de 30, Governo Provisório, Fase Constitucional e Estado Novo (1937-1945) este último um período ditatorial baseado em burocracia complexa e poder centralizador, com intervenção do Estado na economia e nos sindicatos.
A atividade econômica essencial do país era a agricultura de exportação, principalmente o café. A saturação deste modelo político-econômico das oligarquias agrárias decretou o término da República Velha e ajudou a acelerar um processo de mudanças. Na economia, a indústria e os serviços se desenvolveram em paralelo com a formação da classe operária, integrada inicialmente por imigrantes italianos que trouxeram da Europa as idéias libertárias do comunismo. Na política mais mudanças, em 1922 surgiu o Partido Comunista Brasileiro. Os jovens oficiais genericamente denominados "Tenentes" comandam varias rebeliões e clamam por moralização da política.
Em verdade a proposta de modernização do Brasil consistiu na representação dos interesses da burguesia industrial em ascensão para enfrentar a crise da economia agrário-exportadora que desabou com a quebra do sistema financeiro internacional, fato histórico mais conhecido como a Quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929 cujo reflexo no Brasil afetou mortalmente o poder político-econômico dos barões do café.
A derrubada do último presidente da República Velha, o paulista Washington Luis, pelas forças políticas e militares em 1930 não promoveu nem transformação revolucionária e tampouco o desenvolvimento do país. Um indicador da confirmação desta afirmação foi a atitude dos "Tenentes" que pegaram em armas para lutar contra as oligarquias e após a vitória da dita "Revolução de 30" compuseram alianças políticas com os oligarcas locais que continuavam a ter grande poder. Embora o movimento tenentista reconheça a falência do modelo agrário exportador e tenha retirado os latifundiários da condução do poder político do país, em relação a incentivar a industrialização o tenentismo deu pouca ênfase, atribuindo esta tarefa ao Estado.
Vargas foi o candidato da conciliação “nacional” e representava os interesses das elites. Se por um lado pregava a modernização do Brasil (atendendo aos desejos dos industriais e banqueiros) por outro não podia renegar sua origem agrária, pois era filho de rico estancieiro gaúcho (grande produtor rural). Esta dúbia característica foi um fator de apaziguamento das elites em torno do nome deste gaúcho de São Borja. Durante sua trajetória Vargas exercitará sua habilidade de transitar entre as camadas da sociedade. Vezes afagando as elites outras vezes protegendo as massas populares.
Após a queda do governo da República Velha ou Primeira República através do movimento conhecido como a Revolução de 30 "costurou-se" um acordo a fim de definir quem governaria o Brasil. O nome de Vargas representava o consenso entre os movimentos que desejavam o fim da Oligarquia dos Cafeicultores. Contudo é importante ressaltar que este não significou o término do poder das oligarquias. Inicia-se assim a ERA VARGAS um período importante da História do Brasil que começou com uma "revolução" e terminou com um tiro no peito.

"Façamos a revolução antes que o povo a faça", neste bordão do folclore político do Brasil está contida a verdadeira finalidade dos articuladores do movimento de 30 que derrubou a Primeira República ou República Velha. Mas afinal que Revolução é essa na qual o povo ficou na condição de mero espectador? Este é o conceito de Revolução?
Particularmente creio que o termo "revolução" foi, digamos uma licença poética para trazer impacto ao momento desta troca de poder político e dar a impressão de que as mudanças seriam profundas. Em verdade ficaria mais condizente a denominação de Golpe de 30.
Entre muitas manifestações de protesto antioligárquico estão: Tenentismo, Semana de Arte Moderna, Greves, A coluna Prestes e a fundação do Partido Comunista do Brasil, daí afirmar que esta troca de oligarquias foi uma revolução, existe uma diferença enorme.

Considerando que Vargas foi o nome de consenso das oligarquias, podemos perguntar: A revolução de 30 foi fruto da participação do "Zé Povinho"?

Vargas (Centro) com os revolucionários no Palácio do Catete - Sede do Governo.

Vamos refletir!!

Afinal a Revolução de 30 representou a continuidade ou uma ruptura?
A pergunta ainda causa polêmica. Tire suas conclusões clicando no link abaixo: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/Revolucao30/RupturaContinuidade

Para Saber mais sobre a "Revolução de 30" clique no link abaixo:
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u40.jhtm


O GOVERNO PROVISÓRIO (1930-1932)- Com o discurso apontado à modernidade Vargas recebe o apoio necessário para preparar o terreno em direção aos novos rumos do desenvolvimento do Brasil. Mas "existia uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho existia uma pedra". A pedra era o DESCONTENTAMENTO DAS ELITES. Pelo ponto de vista das oligarquias Vargas inova "em demasia" e preocupa-se com as questões sociais/trabalhistas do operariado, procura defender as riquezas nacionais e centralizar as decisões econômicas e políticas.
Assustados com as propostas populistas do governo os setores conservadores da sociedade paulista iniciam forte reação. Apesar de vários Estados demonstrarem seu descontentamento contra o governo de Vargas, apenas São Paulo foi as vias de fato. Armas em punho a 09 de Julho de 1932 a "Revolução Constitucionalista" dos paulistas pede a volta da política de República Velha. Apesar da mobilização de São Paulo, o governo federal com tropas mais bem equipadas consegue debelar a Revolta.




















Cartazes conclamando os paulistas a pegarem em armas contra o governo de Vargas.

Para saber mais sobre a Revolta Constitucionalista clique no link abaixo:
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u3.jhtm

O PERÍODO CONSTITUCIONALISTA 1934 -1937
Apesar da derrota para o governo a Revolução dos paulistas de 1932 conseguiu estabelecer a promessa de elaboração de uma nova carta constitucional para o país - A Constituição de 1934 - que trazia em seus artigos definições importantes:
  • Em relação ao Sistema Eleitoral: Implantar Voto Secreto; mulheres adquirem o direito de votar; criação da Justiça eleitoral independente (fiscalizar).
  • Direitos Trabalhistas: Salário mínimo, jornada de 8 horas diárias, férias remuneradas, indenização por demissão.
  • Nacionalização das riquezas minerais: as jazidas minerais e quedas d'água capazes de gerar energia passar a ser da União.
Um avanço no quesito de direitos foi a conquista política das mulheres em relação as eleições:
As mulheres ganham direitos e participam da eleição no Brasil. Em 13 de março de 1934 , uma voz feminina se fez ouvir pela primeira vez no Congresso Nacional. Discursava na Tribuna a primeira congressista brasileira, a deputada Carlota Queiroz .










Comício da Profª Natércia em 1933. ..         ...Discurso de Carlota Queiroz a 1ª Deputada do Brasil(1934).

Vargas soube como poucos políticos brasileiros negociar acordos políticos e transitar em várias correntes ideológicas partidárias. Durante o período constitucionalista esta habilidade de Getúlio foi colocada à prova e o manteve no poder através dos pactos e costuras políticas com as principais correntes ideológicas : O Integralismo e o Comunismo.

OS INTEGRALISTAS:
Formado por setores conservadores da sociedade: como a facção conservadora da Igreja católica (que combatia ao "comunismo ateu"),pela classe média alta, empresários capitalistas e imigrantes ou descendentes de imigrantes ítalo-germânicos. Seu principal nome e líder foi Plínio Salgado. Possuíam características semelhantes aos programas dos governos totalitários de modelo nazifascista. O Lema dos integralistas era DEUS, PÁTRIA E FAMÍLIA , sua saudação era ANAUÊ! e o símbolo era a letra grega sigma ∑. 
A forte presença do fascismo na Europa dava subsídios aos intelectuais do movimento para a defesa da adoção deste modelo político no Brasil . O Integralismo se opôs ao capitalismo e também ao comunismo,  possuía um apelo racista e anti-semita, repudiava a democracia, o pluralismo político partidário e o eram a favor do controle total do Estado sobre a sociedade.

O Integralismo representava as idéias políticas de extrema direita.

                                                                                                                                                                                                                                                                  ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA (ANL) - Era representada por setores ligados aos partidos de esquerda, principalmente ao PCB (Partido Comunista Brasileiro), cujo principal nome é o de Luís Carlos Prestes (no centro da foto). A ANL era contra o fascismo e o imperialismo, portanto fazia oposição ao Integralismo. As propostas dos aliancistas eram voltadas ao programa comunista, ou seja, eram contra o grande latifúndio e a favor da reforma agrária, nacionalização da economia e estatização da propriedade privada.
Como podemos perceber as propostas das principais forças políticas do Brasil neste período eram antagônicas (contrárias) e portanto inconciliáveis, exceto por um "cimento" chamado Vargas. Contudo a postura mediadora de Getúlio foi em verdade com a intenção de observar de perto o intuíto dos grupos políticos que compunham a base do governo. Mais cedo ou mais tarde Vargas sabia que precisaria descartar os seus aliados políticos eventuais, mas  precisaria criar condições adequadas para eliminá-los e ao mesmo tempo ter apoio da sociedade para continuar no poder. Foram os comunistas que deram a Vargas a oportunidade de pôr seu plano em ação, através do advento da Intentona Comunista.
..............................................................................

A INTENTONA COMUNISTA - Devido a decretação da ilegalidade do Partido Comunista pelo governo, eclodiu a chamada Intentona Comunista ou seja uma rebelião militar em alguns quartéis dos Estados do RJ, RN e PE. Mal organizada esta revolta foi rapidamente sufocada e seus líderes presos, entre estes estavam Prestes. A reação dos comunistas provocou o pretexto que o governo necessitava para implantar o Estado de Guerra sob a justificativa da "ameaça comunista" através do Suposto Plano Cohen.

A INTENTONA INTEGRALISTA - Dando continuidade do seu plano de eliminar seus aliados, Vargas não pretendia dividir o poder com os integralistas e conforme determinava um decreto lei de dezembro de 1937 "estavam extintos todos os partidos políticos", inclusive a AIN (partido integralista). Inconformados com a traição getulista os integralistas tentaram invadir o Palácio do Catete (sede do governo federal) situado na capital do país - o Rio de Janeiro - com objetivo de retirar Vargas do poder, porém a tentativa frustrada de golpe militar foi sufocada pelo governo e os líderes integralistas presos ou executados.

Pronto!! Estava estabelecido um novo período da ERA VARGAS: O ESTADO NOVO. Corresponde ao  governo ditatorial inspirado no fascismo e no corporativismo, em voga na Europa naquela época.
Na noite de 10 de novembro de 1937 Vargas anuncia pelas ondas do rádio ao país a decretação da Constituição autoritária, apelidada de Polaca, em razão do seu teor aproximar-se dos moldes do regime ditatorial da Polônia. Este contexto político foi possível em razão do apoio recebido dos cafeicultores, dos industriais, das oligarquias e da classe média urbana, todos amedrontados com a expansão da esquerda e conseqüente crescimento do comunismo.
Vamos estudar o Estado Novo em separado na próxima postagem!! 


















Nas ondas do rádio Vargas anuncia o Estado Novo. Clique abaixo e ouça a voz de Vargas:
http://www.locutor.info/audioHistoria/historiaGetulioVargasDiscurso1deMaio.mp3


AGORA TESTE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE ERA VARGAS. CLIQUE NO LINK ABAIXO.

EXERCÍCIOS ERA VARGAS