Keblinger

Blog da Tia Maryane

sexta-feira, 29 de abril de 2011

música Terra e céu Nando Cordel

* Terra e Céu Nando Cordel Composição : Nando Cordel Se o o boi soubesse da força que tem Não puxava carroça E a abelha
* da dor da picada Não roubavam seu mel E a terra era terra E o céu era o céu Como era bom Se toda semente crescesse E a razão Pudesse sempre dominar E essa paz Fosse que nem uma criança Andasse solta Feito a noite de luar Se na inveja Colocasse um cabresto Na ambição Colocasse um cortador Na violência Uma espora amolada Deixasse a rédea Solta na mão do amor Não puxava carroça Nem roubavam seu mel E a terra era terra E o céu era o céu Não puxava carroça
* não não Nem roubavam seu mel E a terra era terra E o céu era o céu

terça-feira, 26 de abril de 2011

Sou Uma Professora


SOU UM PROFESSOR


JONH W. SCHALATTER

Eu sou um professor. Nasci no primeiro momento em que uma pergunta saltou da boca de uma criança.Tenho sido muitas pessoas em muitos lugares. Os nomes daqueles que exercem minha profissão constituem uma galeria de fama da humanidade: Paulo Freire, Montessori, Emília Ferreiro, Moisés, Jesus.
Sou também nomes e rostos que já foram esquecidos, mas cujas lições e caráter serão lembrados para sempre nas realizações dos que educaram.
Já chorei de alegria em casamentos de ex-alunos, ri de felicidade pelo nascimento de seus filhos e me quedei de cabeça baixa ante a sepulturas cavadas cedo demais para corpos jovens demais.
No decorrer de um dia, fui chamado de artista, amigo, enfermeiro, médico, treinador; tive de encontrar objetos perdidos, emprestar dinheiro; fui psicólogo, substituto de pai e mãe, político, e guardião da fé.
Apesar de mapas, gráficos, fórmulas, verbos, histórias e livros,, na verdade, não tive nada a ensinar aos meus alunos porque o que de fato eles têm que aprender é quem eles são . E é preciso um mundo para ensinar a uma pessoa quem ela é.
Sou um paradoxo. Quanto mais escuto, mais alta se faz minha voz ouvir. Quanto mais estou disposto a receber com simpatia o que vem dos meus alunos, mais tenho para oferecer-lhes.
Riqueza material não faz parte dos meus objetivos, mas sou um caçador de tesouros, à procura de novas oportunidades para meus alunos usarem seus talentos e buscando descobrir seu potencial, às vezes enterrado sob o sentimento do fracasso.
Eu sou o mais afortunado dos trabalhadores. Um médico, uma vida ao mundo num momento mágico; a mim é dado cuidar que a vida renasça a cada dia como novas perguntas, melhores idéias e oportunidades. Um arquiteto, se construir sua obra com cuidado, sabe que ela durará séculos, um professor sabe que se construir com amor, sua obra com certeza durará para sempre.
Sou um guerreiro que luta contra a pressão de colegas, a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância, a apatia. Mas tenho aliados como: a inteligência, o apoio dos pais, a criatividade, a fé, o amor e o riso.
Tenho um passado rico em recordações. Tenho um presente desafiador, cheio de aventuras e alegrias, porque me é dado passar os dias com o futuro.
Sou professor... e agradeço a Deus por isso todos os dias.







segunda-feira, 25 de abril de 2011

Quem sou

Quem sou eu

Sou professora de História do Colégio Otacílio Mota e nesta profissão estou há 30 anos.Iniciei em massapê-ce, no Colégio Adauto Bezerra em 1981,me casei,período que me tranferi para o CEOM Ipueiras-ce ...Sou feliz, criei um blog para poder exprimir minha paixão pelas minhas aulas de História Antropologia Cultural ligadas a minha ideología.Ao chegar em Ipueiras me engajei nos movimentos populares,das pastorais da terra ,da pastoral das mulheres... Fui presidente do PT.Sou uma semente da Igreja do saudoso Dom Fragoso...do Pe.Machado...da irmã Siebra...da irmã Jacinta, que ao me convidar para dar umas aulas de História na escola popular,acabei descobrindo a arma poderosa que é a História, e que existem dois jeitos de se contar a História, o jeito do MITO e jeito da LÒGICA..Meu trabalho ,hoje é um dos lugares onde me sinto segura e feliz.Amo História...Aqui irei colocar registros de algumas aulas de História, de Antropología geral e cultural,(UVA) minhas aulas de campo,que se identificam muito com que gosto...Engrossar as fileiras dos que lutam por justiça.Como dizia Che Guevara:O verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de generosidade.