REGIMES TOTALITÁRIOS NA EUROPA
Totalitarismo o que é: É um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.
No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, eles acabam ficam às margens do poder.
Ditadores
CARACTERÍSTICAS:
Nacionalismo extremado;
Partido único
Expansionismo,
Controle dos sindicatos;
Controle da educação
Controle dos meios de comunicação (censura e propaganda);
Uso da violência.
EXEMPLOS DE REGIMES TOTALITÁRIOS
Fascismo-Itália
Nazismo – Alemanha;
Salazarismo - Portugal;
Franquismo - Espanha.
Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território europeu como principal palco de batalha acarretou na redução dos setores produtivos e inseriu a população de todo continente em um delicado período de pobreza e miséria. Além dos problemas de ordem material, os efeitos da Grande Guerra também incidiram de forma direta nos movimentos políticos e ideologias daquela época.
Como seria possível retirar a Europa daquela crise? Essa era uma questão que preocupava a população como um todo e, com isso, diversas repostas começaram a surgir. Em um primeiro momento, a ajuda financeira concedida pelos Estados Unidos seria uma das soluções para aquela imensa crise. No entanto, as esperanças de renovação sustentadas pelo desenvolvimento do capitalismo norte-americano foram completamente frustradas com a crise de 1929.
Dessa maneira, a sociedade européia se mostrava completamente desamparada com relação ao seu futuro. As doutrinas liberais e capitalistas haviam entrado em total descrédito mediante sucessivos episódios de fracasso e indefinição. Paralelamente, socialistas e comunistas – principalmente após a Revolução Russa de 1917 – tentavam mobilizar a classe trabalhadora em diversos países para que novos levantes populares viessem a tomar o poder.
A crise, somada às possibilidades de novas revoluções populares, fez com que muitos vislumbrassem uma nova onda de instabilidade. Foi nesse momento em que novos partidos afastados do ideário liberal e contrários aos ideais de esquerda começaram a ganhar força política. De forma geral, tais partidos tentavam solucionar a crise com a instalação de um governo forte, centralizado e apoiado por sentimento nacionalista exacerbado.
Apresentando essa perspectiva com ares de renovação, tais partidos conseguiram se aproximar dos trabalhadores, profissionais liberais e integrantes da burguesia. A partir de então, alguns governos começaram a presenciar a ascensão de regimes totalitários que, por meio de golpe ou o apoio de setores influentes, passaram a controlar o Estado. Observamos dessa forma o abandono às liberdades políticas e ideológicas sendo enfraquecidas pelo apelo e a coesão requeridas por governo de caráter autoritário.
Na Itália e Alemanha, países profundamente afetados pela crise, o nazismo e o fascismo ascenderam ao poder sob a liderança de Benito Mussolini e Adolf Hitler, respectivamente. Na Península Ibérica, golpes políticos engendrados por setores militares e apoiados pela burguesia deram início ao franquismo, na Espanha, e ao salazarismo, em Portugal.
Em outras regiões da Europa a experiência totalitária também chegou ao poder pregando o fim das liberdades civis e a constituição de governos autoritários. Na grande maioria dos casos, a derrocada do nazi-fascismo após a Segunda Guerra Mundial, serviu para que esses grupos extremistas fossem banidos do poder com o amplo apoio dos grupos simpáticos à reconstrução da democracia e dos direitos civis.
AULÂO (TÓPICOS)
Os Regimes Totalitários
Nazismo e Fascismo
A crise de 1929 iniciou-se nos Estados Unidos da América após o declínio do chamado Milagre Americano. Quando acabou a Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos da América tornaram-se uma potência hegemônica, e então, iniciou o American Way of Life, caracterizado pelo consumismo e pela construção de grandes prédios. No final da década de 20, essa euforia norte-americana entra em colapso, é a chamada Crise de 29.
Crise de 1929
Primeira grande crise do sistema capitalista do século XX;
Caracterizado pela superprodução - as indústrias continuavam a produzir, no entanto, o consumo diminuiu em virtude do desemprego;
Queda da Bolsa de Nova York.
Como em 1929 os Estados Unidos da América já eram uma potência hegemônica, a crise se espalha por todo o mundo.
Efeitos da Crise de 1929
Desemprego em massa;
Miséria;
Início da Economia Dirigida - é o fim do liberalismo econômico.
Nos Estados Unidos da América, o início dessa economia dirigida será implantada por Franklin Delano Roosevelt, adotando o chamado New Deal.
New Deal
Caracterizado pela Intervenção do Estado nos assuntos econômicos;
Com o objetivo de recuperar a economia e fortalecer o capitalismo;
O New Deal resulta no fortalecimento do Estado - pois, algumas práticas políticas antes que seriam executadas pelos governos estaduais passaram a ser executadas pelo governo federal, como a prática do seguro desemprego e a construção de obras públicas.
O início dessa economia dirigida e o colapso do liberalismo econômico vão fortalecer principalmente na europa os chamados Regimes Totalitários - Nazismo e Fascismo.
Totalitarismo
Caracterizado pelo forte nacionalismo;
Militarismo - desenvolvimento da indústria bélica;
Regime anti-democrático;
Anti-liberalismo - intervenção do estado nos assuntos econômicos;
Anti-marxista.
Regimes que vão conter o avanço da esquerda, ou seja, o avanço do socialismo e frear as manifestações operárias. O primeiro grande regime totalitário vai surgir na Itália, é o chamado Fascismo.
"Tudo para o Estado, nada contra o Estado, ninguém fora do Estado". Benito Mussolini.
Daí o termo Totalitarismo, a participação do Estado na vida de um indivíduo é total. O regime fascista vai ser implantado na Itália em virtude de algumas causas, algumas consequências típicas do regime italiano.
Fascismo Italiano
Caracterizado pela Crise Sócio-econômica - por qual passava a Itália após a Primeira Guerra Mundial - inflação, desvalorização monetária, desemprego;
Esses fatores contribuíam para o Avanço do Socialismo - para conter esse avanço, os "camisas negras", fascistas italianos, no dia 28 de outubro de 1922 realizam a Marcha sobre Roma e o golpe de estado.
A partir desse golpe de estado, Benito Mussolini vai implantar o regime fascista, que é caracterizado pela supressão das liberdades individuais.
Regime Fascista
Caracterizado pelo uso do terror e violência - principalmente pelos "camisas negras";
Corporativismo - aliança entre os interesses da classe patronal e da classe trabalhadora para evitar lutas de classes;
Carta do Trabalho - onde algumas conquistas serão dadas aos trabalhadores como jornada de trabalho, regulamentação do trabalho infantil e feminino como forma de esvaziar o movimento operário;
Supressão dos direitos e das liberdades individuais.
Proibida a organização sindical, e portanto, as greves. Um outro regime totalitário surgiu também na europa, na Alemanha.
"Tu não és nada, teu povo é tudo". Adolf Hitler
O Nazismo surgiu na Alemanha também em virtude da crise financeira e econômica após a Primeira Guerra Mundial.
Ascensão do Nazismo
Crise sócio-econômica da Alemanha - após a Primeira Guerra Mundial;
Reforçada da Crise de 1929;
Representou um Avanço da Esquerda - para conter esse avanço, à direita, o grupo conservador alemão conseguiu a eleição de Adolf Hitler.
O Fascismo não tem nenhum relação direta com a Crise de 1929, os fascistas chegaram ao poder em 1922 através de um golpe de estado, marcha sobre Roma. Já o Nazismo tem uma relação direta com a Crise de 1929, que acentuou a crise econômica da Alemanha, e Adolf Hitler chega ao poder através das regras democráticas. O Fascismo e o Nazismo apresentam muitas semelhanças, como o militarismo e o nacionalismo. No entanto, existe uma diferença essencial.
Regime Nazista
Superioridade da raça ariana - idéia que afirmava que os arianos são superiores, acentuando assim pré conceito racial - início de uma perseguição sistemática à judeus, ciganos, negros, homossexuais e a qualquer um que degenerasse a raça ariana;
Dessa idéia desenvolveu-se a Doutrina do "espaço vital" - consistia em uma expansão territorial na ocupação de um espaço geográfico para o desenvolvimento dessa raça ariana - é desse expansionismo que vamos encontrar uma das causas para a Segunda Guerra Mundial.
Ditadura Nazista
Sustentada pelo Partido Nazista;
Pela SS (braço armado do Partido);
Gestapo (polícia do Estado);
Ministério da Propaganda.
Assim, o Nazismo e o Fascismo vão de alguma forma contribuir para a recuperação da economia italiana e alemã, principalmente com o desenvolvimento da indústria bélica. Ainda na europa, vai surgir um outro regime totalitário de direita, na Espanha.
Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939)
Frente Popular - grupo de esquerda - socialistas, comunistas, anarquistas contra o avanço do fascismo e que receberá o apoio da URSS;
Falange - grupo conservador - apoiado pela burguesia, pelo exército e pela igreja - esse grupo, na guerra civil, receberá apoio da Itália e da Alemanha.
No final da guerra civil, vitória da Falange e ascensão de Francisco Franco, Generalíssimo Franco, inaugurando assim, a Ditadura Franquista, que em alguns aspectos se diferencia dos regimes Nazi-fascistas.
Franquismo
Supremacia do exército - não supremacia do Partido;
Clericalismo acentuado - uma forte influência da igreja católica nos assuntos políticos.
Também ainda na europa, vamos ter a Ditadura de Salazar, Antônio de Oliveira Salazar, que assume o poder de Portugal em 1928, e essa ditadura vai se estender até abril de 1974 com a revolução dos escravos.
Stalinismo (1924 - 1953)
Caracterizado pela edição dos Planos Quinquenais - que é a planificação da economia, projetos econômicos planejados pelo Estado por 5 anos;
Domínio do Partido Comunista;
Prática dos Expurgos e perseguições aos opositores do regime;
Prática da Censura e terror.
O Stalinismo representa uma reviravolta no Humanismo Marxista, aquelas idéias, antes defendidas por Lênin, "Todo o poder aos soviétes" o Stalin subverteu para "Todo o poder ao Partido Comunista".
Vestibular
Geografia Mundial
Geografia Brasileira
História Geral
História do Brasil
http://cristiane-vitorio.blogspot.com/2010/05/regimes-totalitarios.html
www.suapesquisa.com / brasilescola.com
Categoria: 3 ANO
Escrito por Iasmim.História às 21h20
http://cristiane-vitorio.blogspot.com/2010/05/regimes-totalitarios.html
www.suapesquisa.com / brasilescola.com
Categoria: 3 ANO