Foto: AFP Ampliar
Lula recebe o prêmio Lech Walesa das mãos do próprio Lech Walesa na Polônia (29/9)
Mais cedo, o hospital Sírio-Libanês havia divulgado boletim médico informando que Lula está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial. De acordo com o médico Raul Cutait, do hospital Sírio-Libanês, Lula se alimenta, conversa e está tranquilo.
O ex-presidente recebeu a visita do ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega. Na saída o ministro afirmou que Lula se recupera da biópsia e está bem animado. "O problema tem cura com quimioterapia. Ele já venceu problemas menores, e vencerá este também", disse. Segundo Mantega, apesar de não poder falar, perguntou baixinho como vai sua família. "Ele sempre se preocupa com os outros", afirmou.
Leia também: Lula completou 66 anos na quinta-feira, dia 27 de outubro
- Tratamento não deverá afetar uma das marcas de Lula: a barba
Tão logo revelou que tinha a doença, Lula recebeu várias ligações dos seus amigos. Ele procurou tranquilizá-los e se empenhou em deixar claro que está tranquilo e confiante no sucesso do tratamento. O ex-deputado José Genoino (PT) foi um dos amigos que telefonaram de imediato para tomar pé da situação. O ex-presidente confirmou que só soube neste sábado de manhã do diagnóstico e decidiu tornar a notícia pública logo em seguida.
"Vamos em frente", disse Lula, segundo relato de Genoino. De acordo com o ex-deputado, que hoje é assessor do Ministério da Defesa, Lula estava na companhia da ex-primeira-dama Marisa Letícia e disse estar muito calmo com a situação. "Este é apenas mais um dos enfrentamentos dele. Para uma pessoa que enfrentou tantos obstáculos e adversários, não temos dúvida de que este será superado rapidamente."
Dilma: "Sou sua irmã e admiradora"
A presidenta Dilma Rousseff foi informada do câncer de Lula pela equipe médica que a tratou. O hospital é o mesmo no qual o ex-vice-presidente José Alencar, que morreu em março deste ano, e a presidenta foram tratados. Dilma foi diagnosticada com um linfoma em 2009.
Em nota, a presidenta afirmou: "Em meu nome e de todos os integrantes do governo, junto-me neste momento ao carinho e à torcida de todo o povo brasileiro pela rápida recuperação do presidente Lula."
Veja imagens de Lula em várias fases da sua vida
Nas redes sociais, centenas de pessoas mandam mensagens de apoio ao ex-presidente. Pelo Twitter, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, declarou: "O presidente Lula é um homem forte e corajoso. Vencerá essa batalha. Já venceu muitas outras".
A notícia também ganhou destaque no exterior. As redes de TV CNN e BBC, assim como os jornais americanos The New York Times e Washington Post, o espanhol El País, o italiano Corriere della Sera, o francês Le Monde, o argentino El Clarín, entre outros, deram a informação em destaque em suas edições online. Além disso, os presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, e do Equador, Rafael Correa, desejaram melhoras ao ex-presidente.
O Diretório Nacional do PT manifestou "apoio e carinho" ao ex-presidente em nota divulgada neste sábado. "A direção nacional do PT, assim como todo o conjunto de dirigentes e militantes do Partido, contando com o seu pronto restabelecimento, conclama toda a nação brasileira a enviar uma calorosa mensagem de confiança e de energia positiva ao ex-presidente Lula nesse momento de dificuldade", afirma o diretório.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes divulgou nota manifestando solidariedade ao ex-presidente. "Acompanhamos suas lutas no passado, em defesa do bem-estar de milhões de trabalhadores deste País e estamos, mais uma vez, ao lado desse grande líder e companheiro, formando, junto com o povo brasileiro, uma corrente de fé, torcendo pela sua plena recuperação", afirma nota, assinada pelo presidente do Sindicato, Miguel Torres.
O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), manifestou solidariedade a Lula. Ele disse que, independentemente de discordâncias políticas, Lula merece solidariedade nesse momento em que passa por problemas de saúde. "Estimo sinceras melhoras e força para enfrentar o tratamento necessário, ao mesmo tempo em que estendo aos seus familiares meu desejo para que tenham fé na cura do ex-presidente", disse Nogueira.
O diagnóstico
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Juntos em Manaus, Lula e Dilma inauguraram obras e anunciaram a prorrogação da Zona Franca na segunda-feira (24 de outubro de 2010)
Segundo sua assessoria, Lula telefonou para o médico Roberto Kalil Filho na sexta-feira para falar das dores. Kalil o aconselhou a ir ao hospital. O ex-presidente fez alguns exames e voltou para o seu apartamento em São Bernardo do Campo. Neste sábado, ele voltou ao hospital para dar continuidade aos exames, quando recebeu o diagnóstico.