Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno irá aprender sobre a situação social e
política nas Minas Gerais durante o período de exploração aurífera e,
ainda, sobre a formulação e divulgação dos ideais de autonomia e
liberdade que levaram ao movimento dos inconfidentes em 1789.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
-
A descoberta do ouro em Minas Gerais.
-
A sociedade mineradora.
-
A política pombalina nas áreas de mineração.
-
O Governo português e a elite mineradora.
Estratégias e recursos da aula
Segredos da inconfidência
1ª ETAPA:
Utilizar as imagens abaixo.
A bandeira do movimento emancipacionista mineiro, demonstrando como os símbolos são importantes na construção da identidade revolucionária.
Liberdade ainda que tardia é a tradução mais comum da frase em latim 'Libertas Quæ Sera Tamen', proposta pelos inconfidentes para marcar a bandeira da república que idealizaram.
Tiradentes idealizado, parecido com Jesus Cristo
Tiradentes, mais próximo da realidade
O descartável
Após a exibição, proponha uma investigação sobre a vida de Tiradentes. É interessante que os alunos possam desenvolver uma pesquisa biográfica sobre Tiradentes, evidenciando como se deu a construção de sua figura como um herói nacional. Os alunos podem utilizar os links abaixo.
http://www.e-biografias.net/biografias/tiradentes.php
http://www.suapesquisa.com/tiradentes/
http://www.vidaslusofonas.pt/tiradentes.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Jos%C3%A9_da_Silva_Xavier
2ª ETAPA:
Relacionar a Inconfidência Mineira ao processo de emancipação do Brasil, destacando como o movimento e o próprio Tiradentes se tornaram símbolos dos ideais republicanos no Brasil.
1ª ETAPA:
Utilizar as imagens abaixo.
A bandeira do movimento emancipacionista mineiro, demonstrando como os símbolos são importantes na construção da identidade revolucionária.
Liberdade ainda que tardia é a tradução mais comum da frase em latim 'Libertas Quæ Sera Tamen', proposta pelos inconfidentes para marcar a bandeira da república que idealizaram.
Tiradentes idealizado, parecido com Jesus Cristo
Tiradentes, mais próximo da realidade
O descartável
Após a exibição, proponha uma investigação sobre a vida de Tiradentes. É interessante que os alunos possam desenvolver uma pesquisa biográfica sobre Tiradentes, evidenciando como se deu a construção de sua figura como um herói nacional. Os alunos podem utilizar os links abaixo.
http://www.e-biografias.net/biografias/tiradentes.php
http://www.suapesquisa.com/tiradentes/
http://www.vidaslusofonas.pt/tiradentes.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Jos%C3%A9_da_Silva_Xavier
2ª ETAPA:
Relacionar a Inconfidência Mineira ao processo de emancipação do Brasil, destacando como o movimento e o próprio Tiradentes se tornaram símbolos dos ideais republicanos no Brasil.
Recursos Educacionais
Nome | Tipo |
---|---|
O descartável | Vídeo |
Segredos da inconfidência | Vídeo |
Recursos Complementares
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/inconfidencia_mineira.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=275
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=275
Avaliação
Os alunos podem simular um tribunal para julgar os
culpados pela inconfidência, organizando as partes responsáveis pela
defesa e condenação.