Keblinger

Blog da Tia Maryane

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Tarefa sobre o conteúdo -dados da aula Tiradentes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno irá aprender sobre a situação social e política nas Minas Gerais durante o período de exploração aurífera e, ainda, sobre a formulação e divulgação dos ideais de autonomia e liberdade que levaram ao movimento dos inconfidentes em 1789.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    A descoberta do ouro em Minas Gerais.
    A sociedade mineradora.
    A política pombalina nas áreas de mineração.
    O Governo português e a elite mineradora.
Estratégias e recursos da aula
Segredos da inconfidência

1ª ETAPA:
Utilizar as imagens abaixo.
 A bandeira do movimento emancipacionista mineiro, demonstrando como os símbolos são importantes na construção da identidade revolucionária.

Liberdade ainda que tardia é a tradução mais comum da frase em latim 'Libertas Quæ Sera Tamen', proposta pelos inconfidentes para marcar a bandeira da república que idealizaram.

Tiradentes idealizado, parecido com Jesus Cristo

Tiradentes, mais próximo da realidade
O descartável

Após a exibição, proponha uma investigação sobre a vida de Tiradentes. É interessante que os alunos possam desenvolver uma pesquisa biográfica sobre Tiradentes, evidenciando como se deu a construção de sua figura como um herói nacional. Os alunos podem utilizar os links abaixo.
 http://www.e-biografias.net/biografias/tiradentes.php
http://www.suapesquisa.com/tiradentes/
http://www.vidaslusofonas.pt/tiradentes.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Jos%C3%A9_da_Silva_Xavier

2ª ETAPA:
Relacionar a Inconfidência Mineira ao processo de emancipação do Brasil, destacando como o movimento e o próprio Tiradentes se tornaram símbolos dos ideais republicanos no Brasil.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O descartável Vídeo
Segredos da inconfidência Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos podem simular um tribunal para julgar os culpados pela inconfidência, organizando as partes responsáveis pela defesa e condenação.