Keblinger

Blog da Tia Maryane

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A crise de 1929- CRISE DO CAPITALISMO-O “crack” da Bolsa de Valores de Nova Iorque



A crise de 1929
O caminho do mundo entre a 1ª e a 2ª guerra mundial, passou por um lugar como esse aqui i: A bolsa de valores de Nova York

 

Como foi que isso aconteceu?

Como foi a crise do capitalismo entre as duas guerras?

Nessa  aula  vamos ver como a prosperidade dos Estados Unidos  após a primeira  guerra  esbarrou   numa crise econômica que atingiu todo o mundo.  Vamos conhecer os problemas enfrentado pelas  antigas potencia européia .
Entre a 1ª e a 2ª guerra mundial houve um período pouco mais de vinte anos,,uma espécie de intervalo marcado por uma grande crise  econômica, que junto com as crises políticas e sociais não resolvidas  funcionou como uma bomba- relógio que  foi estourar  no final dos anos 30. Uma das causas foi o fracasso da Liga das Nações ,criada após a 1ª guerra ,para manter a paz e além de não  resolver  suas disputas políticas, após a 1ª guerra a  Europa perdeu a  condição de centro da economia mundial. Em 1918 termina a 1ª guerra mundial. Os Estados Unidos. saíram da guerra como a maior potência econômica do mundo (1918), os EUA eram o país mais rico do planeta. Além das fábricas de automóveis, os EUA também eram os maiores produtores de aço, comida enlatada, máquinas, petróleo, carvão….
 Os países da Europa estão praticamente arruinados,mesmo os  que saíram vencedores como a Inglaterra  e a França tem que enfrentar enormes problemas devido ao estrago da guerra.
A Europa tenta se reerguer,e já não é o centro econômico do mundo,esse centro agora é os Estados unidos que vive um período de grande prosperidade..Os Estados unidos saem da guerra como um dos maiores credores do mundo,ao invés de se procuparem com o que estava acontecendo na Europa, preferem manter uma posição  de isolamento.Tinham entrado na era dos grandes negócios e otimismo. Nos 10 anos seguintes, a economia norte-americana continuava crescendo causando euforia entre os empresários. Foi nessa época que surgiu a famosa expressão “American Way of Life” (Modo de Vida Americano). O mundo invejava o estilo de vida dos americanos.
A década de 20 ficou conhecida como os “Loucos Anos 20”.
O  consumo aumentou, a indústria criava, a todo instante, bens de consumo, clubes e boates viviam cheios e o cinema tornou-se uma grande diversão.
  OTIMISMO!  - GLAMOUR!
O cinema americano agitava o mundo todo.naquela época.Os americanos estavam vivendo   disso tudo como se fosse  a maior festa.
A industria e a agricultura estavam produzindo muito bem.O nível de vida do povo tinha subido..foi nesta época que o Henry Ford inventou a linha de montagem e começou a produzir carros baratos que qualquer burguês podia comprar.Além disso ainda tinha o rádio tocando Charleston dando o tom da festa.
E quem financiava essa festa toda?

A   Industria estava produzindo muito bem.
A  agricultura super produzindo também.
Crédito fácil para quem quisesse ...

Estava tudo muito bem, até que  a festa acabou...
Acabou porque a produção da industria americana e da agricultura cresceu tanto que eles não tinham mais como vender..Sem mercado  os preços dos produtos agrícolas caíram, a industria baixou a produção e despediu os empregados.
Com  crédito  bancário tão fácil e as empresas produzindo tanto, quase todo mundo resolveu participar dos lucros e investir na bolsa de valores ou melhor especular na bolsa de valores..
Você  sabe o que é especulação na Bolsa de valores?
ESPECULAÇÃO É VC COMPRAR POR PREÇO MENOR E VENDER POR PREÇO MAIOR.
ESPECULAÇÃO É QUANDO ALGUEM TENTA GANHAR DINHEIRO,COMPRAR E FAZER GIRO RÁPIDO, ISSO É ESPECULAR.
Os americanos nos anos 20 aproveitaram a expansão das empresas e o crédito fácil para tomar empréstimo e comprar ações para revende-las com lucro.O preço das ações  na Bolsa de valores triplicou entre  1925  e  1929 ,mas era um valor irreal..
Você sabe o que é  uma ação valer acima do seu valor real?  Uma AÇAO BEM ESPECULADA NO MERCADO  -  COM GRANDES TENDÊNCIAS DE LUCROS -Quebra....Foi o que aconteceu com a bolsa de nova York.
A Quinta Feira Negra de
 outubro de 1929. Adeus ilusões...


Em 1929 a bolsa de nova York quebra, -: de 1920 a 1929, os americanos compraram ações de diversas empresas. De repente o valor das ações começaram a cair. Os investidores quiseram vender as ações, mas ninguém queria comprar. Esse quadro desastroso culminou na famosa “Quinta-Feira Negra” (24/10/1929 – dia que a Bolsa sofreu a maior baixa da história).
  Em poucas horas fortunas desaparecem,as ações perdem  completamente o valor, quase 10  mil  bancos e 85 mil empresas vão a falência. Logo a produção industrial cai  54%  mais de 12 milhões de trabalhadores ficam desempregados
.As pessoas perderam , tudo.
A industria faliu.
As  ações  da bolsa de valores viraram lixo.
Os  empréstimo nos bancos tinham que ser pagos.
No campo todos estavam perdendo suas terras.( deram como garantia aos  empréstimo bancário)
Os preços  de tudo que eles plantam baixaram.
A coisa ficou feia e a crise se espalhou para o mundo inteiro, uma reação em cadeia.
Em 1932 a crise americana  chegou ao máximo.
Com a queda da bolsa de valores,  os negócios  pararam para quem vendia matéria- prima e para quem  exportava para os Estados Unidos perdeu a parceria  comercial .resultado: FALÊNCIA,CRISE- DESEMPREGO




Em 1932    a crise americana chega ao máximo.Nos últimos quatro anos o salário teve uma redução de 60%. A produçao  industrial e agricola tem queda  vertiginosa. Então é eleito um novo presidente para os Estados unidos: Franklin  Delano Roosevelt .
Rosevellt  tem um plano para tirar os Estados Unidos da crise: o  “new Deal”  ( O New Deal, termo retirado de um discurso de Roosevelt, foi o conjunto de medidas novas adotadas para combater a Crise. Para os tecnocratas que cercavam a presidência, influenciados pelas idéias do economista inglês  John Maynard Keynes a Crise resultara de um excedente de produção (superprodução) e de uma insuficiência do consumo (subconsumo), tornando-se necessária uma melhor distribuição da renda de modo a diminuir a capacidade de produção e aumentar o poder de consumo. Na aparência, o New Deal, limitando o poder do grande capital e aumentando a renda dos trabalhadores, assemelhava-se ao Socialismo. Aliás, esta foi a acusação dos opositores de Roosevelt, mas na realidade era uma política dirigista que visava a defender o capitalismo mediante medidas novas)

.
New Deal  significa novo acordo,era um plano  para reativar  a economia norte americana, que Rosevellt  começou por em prática,fechando os bancos em crise e reformulando o sistema bancário.Ele também implanta uma política monetária ,redistribui  terras, lança um programa de grandes obras  públicas  para absorver os desempregados , fixa salário mínimo e jornada de trabalho,,legaliza sindicatos.
Rosevellt  era do partido democrata foi reeleito 3 vezes. O new Deal funcionou  e o país voltou a crscer. Mas o liberalismo econômico,quer dizer, da livre  concorrência total acabou.
A política de Rosevellt significou a forte intervenção do Estado na economia.. As atividades agrícolas  e industriais ficavam agora submetidas ao planejamento do gooverno.
A quebra da bolsa e as mudanças ocorridas na economia americana entre as décadas de 20 e 30    afetaram  todo mundo capitalista inclusive os países periféricos como  o Brasil.
As  exportações brasileiras praticamente pararam.O preço do café ,nosso principal produto  dispencou e o governo chegou a queimar milhõoes de sacas de café para  tentar segurar a queda do preço.
A crise atingiu também as antigas potências como a Inglaterra. O império britânico começa  a ruir.
Para  evitar sua  perda total criou-se o COMMONWEALTH, A COMUNIDADES BRITÂNICA DE NAÇÕES – Os países integrantes mantiveram vínculos econômicos e culturais com a metrópole.A França  além de permanente crise  econômica  adotou uma política defensiva e construiu a LINHA MAGINOT, um sistema de fortificação na sua fronteira com a Alemanha. A França e a Inglaterra eram duas democracias liberais que sofreram com a crise de 1929,como todo mundo CAPITALISTA..Mas a situação da mundo comunista era outra...Com a criação  do regime comunista torna-se a segunda maior potência do mundo.
Sem capitalismo de mercado, sem jogatinas em bolsas de valores, foi a única Nação do mundo que, além de permanecer intocada pela crise dos capitalistas em 1929, teve um crescimento e desenvolvimento surpreendente.


 Aula telecurso 2000 aula 55  período entre guerra


 Revista história viva


 Cultura