Keblinger

Blog da Tia Maryane

quarta-feira, 4 de maio de 2011

1º de maio através de imagens.

 
Lembro que quando fazia o ensino fundamental I (na época 1º grau), no dia 1º de maio (em tds eles) sempre fazíamos a mesma coisa: pintar um desenho relacionado ao trabalho, ou seja, preencher com cores um desenho já pronto retratando um profissional, acho que nunca colori um professor (só na data referente). Era essa a "homenagem" feita ao trabalhador no "Dia do Trabalho". No fundamental II e no médio já não fazíamos as "pinturas", na verdade não fazíamos nada, não havia nenhum tipo de discussão sobre o assunto, o por quê da data, etc. 

O interessante é que ainda hoje há profissionais da educação que ainda utilizam essa metodologia da pintura [e somente ela] ou do passar em branco. Pode-se trabalhar o 1º de maio através de imagens e desenhos sim, contudo que o assunto seja debatido antes, como forma de conscientização. 

Não sou uma expert no assunto, apenas uma curiosa que tenta várias formas de estimular o aluno para o aprendizado da História. Pensando nisso, coloco aqui duas possibilidades para serem aplicadas em sala de aula. São apenas dicas, ficando à cargo do educador sua exploração.