Keblinger

Blog da Tia Maryane

quinta-feira, 5 de maio de 2011

a influência africana na percussão do Brasil, por mário pam e sandro teles

a influência africana na percussão do Brasil, por mário pam e sandro teles

 mario-pam.jpg
mario pam – maestro do ilê aiyê
sandro teles – educador e músico do ilie aiyê


BRA – salvador 



a influência africana na percussão do Brasil

A percussão brasileira se formou por variados elementos da cultura africana e constitui hoje um leque bastante significativo da cultura brasileira. Há séculos atrás a percussão era utilizada como forma de comunicação entre as tribos africanas que utilizavam dessa arte para avisar a chegada de chuvas, rebanhos, inimigos e visitantes. Com a chegada dos negros escravizados ao Brasil, mesmo em situação desfavorável ao desenvolvimento de qualquer manifestação, os negros(as) conseguiram manter acesa a chama de sua cultura e através da oralidade, os ritmos, os instrumentos, os cânticos e danças puderam ser guardados e mantidos até os dias atuais. Com a mistura de etnias promovida pelo regime escravista para dificultar a comunicação e assim estabelecer domínio e coibir a organização dos negros escravizados, houve, ao contrário do que era esperado, uma mistura de diversos elementos e isso ocasionou o surgimento do sincretismo religioso entre as religiões africanas e a formação de um extenso leque da cultura africana no Brasil. Assim a percussão é hoje uma das artes mais expressivas neste cenário, e instrumento propulsor da criação dos blocos afro na Bahia, das escolas de samba em alguns estados do Brasil, o Tambor de Mina no Maranhão, o Maracatu em Pernambuco, as Congadas em Minas Gerais e as muitas outras expressões culturais de origem africana no Brasil.


95cw0421-copy-2.jpg