Keblinger

Blog da Tia Maryane

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PRECONCEITO RACIAL


PRECONCEITO RACIAL


Quem nunca se deparou com aitudes racistas e preconceituosas? Pois é, em pleno século XXI ainda se pratica atitudes desse tipo ,mesmo sabendo que racismo é crime o índice de racismo e preconceito ainda é muito alto.

Analise a música do Crítico cantor brasileiro Gabriel O Pnsador.

Racismo é burrice

Não seja um imbecil
Não seja um ignorante
Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
O quê que importa se ele é nordestino e você não?
O quê que importa se ele é preto e você é branco
Aliás, branco no Brasil é difícil, porque no Brasil somos todos mestiços
Se você discorda, então olhe para trás
Olhe a nossa história
Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura, então por que o preconceito?
Barrigas cresceram
O tempo passou
Nasceram os brasileiros, cada um com a sua cor
Uns com a pele clara, outros mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois como eu já disse racismo é burrice
Dê a ignorância um ponto final:
Faça uma lavagem cerebral

Agora pegue o seu caderno e registre os pontos a seguir
* Segundo a música,qual a justificativa utilizada pelo compositor para que não haja mais o preconceito racial?
* Que visão o compositor tem das pessoas racistas?
*Você é preconceituoso? Deixe registrada a sua visão sobre pessoas preconceituosas.
Exclusão social
A exclusão social de um modo geral caracteriza-se por afastar o indivíduo do meio social em que vive. Pode estar relacionada a vários fatores sejam eles, políticos econômicos, religiosos, entre outros.
O preconceito racial é uma forma de exclusão social bastante comum no mundo, porém, pode-se observar que o Brasil, apesar de ser um país com população em sua maioria negra ou afro descendente, o racismo é uma prática muito freqüente, o que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação.
Os antecedentes históricos mundiais podem ser considerados como prova de que o negro sempre foi discriminado em todos os aspectos, não tinham, por exemplo, direito à escola e até a lei do ventre livre ser decretada, não tinham direito nem sobre seus filhos, pois, esses na hora do nascimento eram considerados propriedades dos senhores, como eram chamados os homens de pele branca que tinham condições financeiras de manter sobre seu poder vários escravos e quanto maior a quantidade maior seria o seu prestígio na sociedade.
É fato real que no mercado de trabalho e na sociedade as pessoas de cor de pele negra são menos aceitas que pessoas de pele branca. É obvio que a cor da pele não julga a competência de ninguém, mas, infelizmente, o preconceito existe e deve ser combatido no Brasil, um país negro por natureza, que ainda não aceitou ou não conseguiu aceitar esta realidade.
É preciso que os negros sejam vistos e tratados como pessoas comuns e normais que são, e não como inferiores aos brancos. Esse é apenas o primeiro passo para à sociedade se tornar menos preconceituosa.

Agora formem equipes de quatro pessoas para discutirem os principais problemas das pessoas negras da nossa sociedade.A partir dessa conversa produzam uma paródia,poesia ,texto de acordo cam a temática .Em seguida as equipes apresentam para a turma suas produções.

www.overmundo.com.br/.../preconceito-racial-uma-forma-

Categoria: 3 ANO
Escrito por Iasmim.História


Vista minha pele

Mauricio | Myspace Video





Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique. Maria é uma menina branca, pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa-de-estudo que tem pelo fatode sua mãe ser faxineira nesta escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres, possui uma visão mais abrangente da realidade.

O vídeo pode ser usado na discussão sobre discriminação no Brasil. É um instrumento atraente, com linguagem ágil e atores conhecidos do público alvo - adolescentes
Esse filme foi criado MEC a fim de abordar a questão do preconceito racial.


Postado por Prof. Cristiane às 5/22/2009 03:47:00 PM